Semana do Orgulho LGBTQIA+ acontece de 28 a 30 de junho no Porto Iracema das Artes

25 de junho de 2021 - 12:25 # # # # # #

Raphaelle Batista - Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

Os eventos virtuais iniciam no dia 28 de junho, data que marca a rebelião no bar Stonewall Inn, fato deu origem ao Dia do Orgulho. Confira mais detalhes da programação a seguir

Há quase 52 anos, durante as primeiras horas da manhã de 28 de junho, dava-se início a uma rebelião no bar Stonewall Inn, em Nova York (EUA), contra a violência policial infligida a pessoas LGBTQIA+ e pela conquista de direitos civis. A data histórica é a origem das comemorações e manifestações pelo movimento do orgulho durante o mês de junho. Para celebrar o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+, a Escola Porto Iracema das Artes realiza uma programação especial de segunda a quarta-feira da próxima semana, 28 a 30 de junho, com lives pelo Youtube e Instagram, além de outras ações nas redes sociais, integrando a campanha “O Ceará é de Todes”, do Governo do Estado, e na perspectiva das diretrizes da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e do Instituto Dragão do Mar (IDM) de fortalecer a política de diversidade e inclusão social. Veja mais informações AQUI.

Para dar início às celebrações, às 16h do dia 28, os artistas Bruno Gomes – Jaguar Oricci Valentino, Dandara Lima e Jhon7 Avalanx, apresentam o videodança sobre o projeto “Soft-fúria – O vogue e a expansão da cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-brasileiro”, realizado na edição 2020-21 do Laboratório de Dança da Escola. A exibição, no Youtube, integra a Mostra de Artes do Porto Iracema (MOPI), que em sua 8° edição apresenta os trabalhos produzidos durante o último ano letivo. Saiba mais AQUI.

Ainda no próprio Dia do Orgulho, às 19h, a Escola recebe as artistas Gal Cipreste, Rodrigo Pinheiro e Ton Zaranza para uma conversa sobre a existência de corpos dissidentes nas ruas e na fotografia. A partir de uma reflexão sobre os perigos que cercam a vida de pessoas LGBTQIA+, as artistas produziram as séries fotográficas “Não leve flores”, que leva o título de uma canção do compositor cearense Belchior, e “GH, Gal e Hiroshima”. A live também será transmitida no canal do Porto Iracema no Youtube, com mediação de Iana Soares, jornalista, fotógrafa e coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais da Escola.

Na série “Não leve flores”, Rodrigo e Ton fotografaram gays, lésbicas, homens e mulheres trans, travestis, não binárias, bissexuais e panssexuais, etc., e reuniram depoimentos sobre os sentimentos que tiveram na noite do dia 28 de outubro de 2018, quando o presidente Jair Bolsonaro foi eleito. Já em “GH, Gal e Hiroshima”, Rodrigo e Gal criam um ensaio fotográfico a partir de memórias da infância, quando sofreram várias violências motivadas por lgbtfobia. As artistas irão partilhar o processo criativo que cerca a construção destas séries e farão considerações sobre a produção artística lgbtqia+ na fotografia brasileira. Saiba mais sobre os trabalhos e as artistas AQUI.

Já no dia 29 de junho, terça-feira, as lives iniciam a partir das 16h, com a conversa “Mães pela Diversidade – Tire seu preconceito do caminho, queremos passar com nosso amor”, também no Youtube da Escola, com a participação da fotógrafa Yandra Lobo e da professora universitária Izabel Mesquita, do grupo Mães pela Diversidade. A mediação será de Aline Albuquerque e Iana Soares. Saiba mais sobre o grupo e as convidadas AQUI.

À noite, às 19h, o encontro será com o professor Flávio da Conceição, um dos organizadores do livro “Teatro do Oprimido e Outros Babados – A diversidade sexual em cena”. Pelo Instagram, ele conversa com a coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Cênicas, Maíra Abreu, sobre a obra lançada em 2015, que aborda como a metodologia do Teatro do Oprimido serve como instrumento para facilitar a autodescoberta e o diálogo sobre temas tabus ligados à sexualidade. Veja mais informações sobre o livro e o convidado AQUI.

Na quarta-feira (30), às 17h, a Escola recebe ainda a autora de “Vozes Transcendentes: os novos gêneros da música brasileira”, Larissa Ibúmi. O livro traz uma série de entrevistas com artistas LGBTQIA+ como Liniker, Linn da Quebrada, Johnny Hooker, Luana Hansen e Tiely. A obra aborda as nuances da fama, as dificuldades, os preconceitos e as barreiras que esses artistas enfrentaram para alcançar o sucesso no mercado massivo da música brasileira. A live será transmitida pelo YouTube da Escola e terá mediação de Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música. Confira a sinopse do livro e mais detalhes sobre a convidada AQUI.

Além dessas ações virtuais, a escola segue com a campanha Embarcação das Artes, que indica trabalhos e artistes LGBTQIA+ das mais variadas linguagens.

Programação

Semana do Orgulho LGBTQIA+ no Porto Iracema das Artes

28 de junho | Segunda-feira
[DANÇA] MOPI8 – Exibição do videodança do projeto “Soft-fúria – O vogue e a expansão da cena Ballroom no estado do Ceará – Um olhar Afro-brasileiro”
Com Bruno Gomes, Dandara Lima e Jhon7 Avalanx
16h > Youtube da Escola Porto Iracema das Artes
[ARTES VISUAIS] “Não leve flores” – Uma conversa sobre corpos dissidentes na rua e na fotografia
Com Rodrigo Pinheiro, Ton Zaranza e Gal. Mediação de Iana Soares
19h > Youtube da Escola Porto Iracema das Artes > Com acessibilidade em LIBRAS

29 de junho | Terça-feira
[ARTES VISUAIS] Conversa “Mães pela Diversidade – Tire seu preconceito do caminho, queremos passar com nosso amor”
Com Yandra Lobo e Izabel Mesquita. Mediação de Iana Soares e Aline Albuquerque
16h > YouTube da Escola Porto Iracema das Artes
[TEATRO] Conversa sobre o livro “Teatro do Oprimido e Outros Babados”
Com Flávio da Conceição. Mediação de Maíra Abreu
19h > Instagram da Escola Porto Iracema das Artes

30 de junho | Quarta-feira
[MÚSICA] Live sobre o livro “Vozes Transcendentes: os novos gêneros da música brasileira”
Com Larissa Ibúmi. Mediação de Mona Gadelha
17h > Youtube da Escola Porto Iracema das Artes
Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Escola Porto Iracema das Artes realiza programação para celebrar Semana do Orgulho LGBTQIA+
Quando: De 28 a 30 de junho
Onde: Youtube, Instagram e demais redes sociais do Porto Iracema das Artes
Programação online e gratuita