Sala Multiuso em homenagem ao ator e diretor cearense Sidney Souto realiza evento especial pelo YouTube do TJA

6 de julho de 2021 - 13:59 # # # # # # #

Ascom TJA - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

O Theatro José de Alencar abre espaço para uma homenagem especial a Sidney Souto, um dos grandes nomes do teatro cearense. Na data de seu aniversário, 7 de julho, a programação da Sala que leva seu nome irá traçar um roteiro virtual, que religa de forma afetiva a cidade-natal de Monsenhor Tabosa à capital Fortaleza, mais especificamente ao bairro Parque Araxá, onde Sidney residiu e se tornou artista.

A programação da “Sala Multiuso Sidney Souto” será, dessa forma, dividida em dois momentos distintos. Nesta quarta-feira (7), será realizada uma “Live Homenagem”, às 19h; já na sexta-feira (9), será a vez do “Cineclube Sidney Souto”, no mesmo horário. As atividades serão transmitidas pelo canal do YouTube do Theatro José de Alencar.

A live contará com depoimentos de familiares e moradores de Monsenhor Tabosa, amigos e colegas de profissão de várias gerações, como Lidyane Souto, Danilo Pinho, Marta Aurélia, Clébio Ribeiro, Juliana Carvalho e Fran Teixeira; também será exibido um videoclipe do Parque Araxá, trechos de trabalhos seus no cinema e na TV. Ao final, haverá uma Dança Homenagem de Sílvia Moura e o filme “A Paranoia”, de Ernani Paiva.

No “Cineclube”, os filmes em destaque serão “O cabra que virou bode” (1990), de Sidney Souto, cujo roteiro é baseado no livro homônimo de Nilton Maciel, seguido de depoimento da realizadora de audiovisual e fotógrafa Lilia Moema; e “Quitéria” (2016), direção de Márcio Câmara com argumento de Sidney, seguido de depoimento de Márcio Câmara.

A programação da “Sala Multiuso Sidney Souto” conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Monsenhor Tabosa. A atividade integra as ações do Theatro José de Alencar que, desde o seu aniversário de 110 anos, em 2020, procura intensificar, atualizar e registrar a memória da cena cultural cearense, a partir de personalidades de diversas gerações.

Sendo assim, e apostando no conceito de tridimensionalidade – que une lugar de trabalho, criação e memória – o TJA já homenageou, de lá para cá, nomes como Violeta Arraes (Sala de Patrimônio), Elzenir Colares (Palco do Jardim Burle Marx), Cláudia Leitão (Sala de Economia Criativa) e Gasparina Germano (Sala de Cidadania Cultural).

Sobre Sidney Souto

Pedagogo de formação acadêmica. Realizador em Teatro, Cinema e Televisão. Com o teatro, o exercício veio desde o ensino médio no Colégio Redentorista. Em 1988, foi fundador de uma companhia de teatro de rua, a Cia. Diabo a 4 de Teatro, com três espetáculos no repertório. Em seguida, em 1993, passou a ingressar a companhia de repertório Trupe Caba de Chegar, montando quatro espetáculos.

Em 1998, participou da maior experiência teatral, o Colégio de Direção Teatral. Em 2002, foi agraciado com a Bolsa Virtuose, onde cumpriu a pesquisa no Mestrado da USP com o tema “Ator, o motor da cena”. No currículo, somam-se 23 peças de teatro como ator, oito peças como diretor; paralelo à experiência com teatro também iniciou com o audiovisual. Participou de sete vídeos de ficção como ator, dirigiu um deles em 1993. Nos anos 2000, enveredou pelo cinema, acumulando 12 vídeos e 19 filmes (entre curtas e longas).

Realizou ainda formação para atores, especializado em Ações Físicas, tanto para cinema como para teatro. Em televisão, há participação como ator convidado em três novelas da Rede Globo. Preparou o elenco de seis filmes e supervisionou espetáculos de teatro. Possui três prêmios como Ator de Teatro, dois como Diretor de Teatro, dois como Sonoplasta e um como Figurinista. Foi indicado como ator pelo filme “Doce de Coco”.

O último trabalho do ator no cinema foi com o longa-metragem “A Lenda do Gato Preto”, de Clébio Ribeiro. Sidney Souto morreu no dia 28 de janeiro de 2015, aos 49 anos de idade, em decorrência de um quadro de histoplasmose.

Serviço

Sala Multiuso Sidney Souto apresenta:

– Live Homenagem ao Artista

Quando: dia 7 de julho, às 19h

– Cineclube Sidney Souto

Quando: dia 9 de julho, às 19h

Transmissão:  YouTube do TJA