HSJ capacita mais de cem profissionais de Enfermagem em Ressuscitação Cardiopulmonar

9 de julho de 2021 - 13:57 # # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ - Texto e fotos

O curso abordou a ressuscitação cardiopulmonar a partir de simulações realísticas

O Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), promoveu um treinamento em Ressuscitação Cardiopulmonar para enfermeiros e técnicos de Enfermagem da instituição. Realizado nos dias 6, 7 e 8 de julho, o curso foi organizado pela Coordenação de Educação Permanente da unidade, em parceria com Universidade de Fortaleza (Unifor). Ao todo, 112 profissionais foram capacitados.

“Buscamos, através do uso de metodologias ativas – nesse caso, simulação realística e feedback –, proporcionar um ambiente de aprendizagem segura e controlada, visando a alicerçar a prática assistencial de forma a prestar cuidados baseados em conhecimento científico e na experiência”, explica a enfermeira e membro da Coordenação de Educação Permanente do HSJ, Ana Cláudia Lima.

Ao todo,112 profissionais, entre enfermeiros e técnicos de Enfermagem, foram capacitados no curso

A técnica de Enfermagem Jeysa Maria de Freitas estava entre as participantes do treinamento. Segundo a profissional, que trabalha no HSJ desde 2009, o curso trouxe importantes ensinamentos aos colaboradores do hospital. “Com esta capacitação, nós conseguimos atualizar nossos conhecimentos em urgência e emergência e, com isso, prestar um atendimento ainda mais rápido e eficaz aos pacientes”, afirma.

Rita Neuma Cavalcante Dantas e Angela Maria Uchoa Rodrigues, enfermeiras e professoras da Unifor, ministraram a capacitação na unidade. O evento contou, ainda, com a participação do enfermeiro e especialista em Emergência, Wigo Pereira Gomes da Silva.

Treinamento foi realizado pela Coordenação de Educação Permanente do HSJ em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor)

Formada em Enfermagem há um ano, Ruth Cavalcante aproveitou o treinamento para aprimorar as técnicas com as quais havia tido contato somente na faculdade. “O curso é fundamental para que nós possamos tirar dúvidas sobre a ressuscitação cardiopulmonar. Faz com que a gente atente para detalhes que podem passar despercebidos em uma ocorrência”, destaca a enfermeira, que atua na Unidade D do São José.