Ceará terá Centro Estadual de Referência para população LGBT+

23 de julho de 2021 - 10:21 # # # #

Ascom SPS

Em breve, o Ceará vai contar com mais um espaço de atendimento e acolhimento às pessoas LGBT+ em situação de violação de direitos. É o Centro Estadual de Referência LGBT Thina Rodrigues. O equipamento estadual integra a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) e funcionará no bairro Papicu. Nesta quinta (22), o governador Camilo Santana autorizou a implementação do Centro, liberando recursos da ordem de R$ 820 mil.

O equipamento funcionará no prédio onde hoje já estão as coordenadorias voltadas às temáticas dos direitos humanos e o Centro de Referência em Direitos Humanos. “Essa é uma conquista do Estado e dos movimentos sociais. Ter mais um espaço de acolhimento a essa população que hoje sofre com tantas vulnerabilidades é de fundamental importância. Temos certeza que conseguiremos avançar ainda mais na pauta LGBT”, pontua a titular da SPS, Socorro França. Ela diz ainda que essa é uma resposta às demandas dos movimentos sociais expressa nas últimas conferências LGBT. “O atendimento do Centro foi pensado após ouvir os movimentos e é nessa parceria que queremos seguir esse processo”, afirma.

A secretária-executiva de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Lia Gomes, acrescenta que o Centro estar no mesmo prédio que as coordenadorias que trabalham as pautas dos direitos humanos e o Centro de Referência em Direitos Humanos vai possibilitar um acompanhamento integrado dessas políticas. “É com muita alegria que eu partilho mais esse passo na implantação do Centro, que já tem nome e homenageia a Thina Rodrigues, essa mulher cuja história se mistura com a luta LGBT aqui no Estado”, destaca.

Lia Gomes observa ainda que agora será feita uma escolha criteriosa dos profissionais que vão atuar no espaço. A equipe multiprofissional contará com advogados, psicólogos e assistentes sociais. “Enquanto isso, estamos finalizando a reforma do espaço físico. Esperamos este ano entregar tudo para a população LGBT”, pontua.

O coordenador especial de políticas para LGBT, Narciso Junior, classifica a implantação do Centro como uma conquista histórica. “Teremos um avanço histórico na implementação de políticas públicas efetivas para LGBT no Ceará. O Centro de Referência será um importantíssimo equipamento onde o público LGBT poderá denunciar a LGBTfobia e será acompanhado por uma equipe de profissionais”, destaca.