Biblioteca Pública realiza webinário sobre Mediação de Leitura

26 de julho de 2021 - 15:33 # # # # # # #

Ivy Ariane - Ascom BECE - Texto
Arquivo Pessoal - Fotos

A atividade acontece nos dias 27, 28 e 29 de julho e será transmitida ao vivo pelo Youtube

A Biblioteca Pública Estadual do Ceará (BECE), equipamento da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM), realiza o webinário “Mediação da Leitura em um Mundo Conectado” nos dias 27, 28 e 29 de julho, no canal da BECE no Youtube. O evento abre um ciclo de debates e reflexões sobre a mediação de leitura e o papel das instituições culturais, especialmente as bibliotecas, por possuírem e serem espaços plurais, onde muitas vozes se encontram na composição de uma realidade conectada com o mundo e o direito à leitura.

Com três mesas, o webinário reunirá diferentes profissionais dedicados ao mundo do livro, leitura, literatura e bibliotecas e debaterá a mediação da leitura e as práticas sociais de acesso ao ato de ler e produzir sentidos para aquilo que é lido. A programação do webinário é uma ação que se insere nas políticas de fomento ao livro e à leitura do Estado.

“A mediação de leitura abre portas à cidadania. Isto é: não há cidadania sem a capacidade reflexiva e crítica geradas pela prática de leitura. Logo, a mediação de leitura é um caminho que garante, inclusive, o reconhecimento de direitos individuais e sociais como o acesso ao conhecimento, à democracia e à imaginação”, afirma Rodrigo Ribeiro, Coordenador de Pesquisa, Acervo e Conhecimento da BECE.

O webinário inicia sua programação na terça-feira (27), às 10h, com o tema “Leitura Mediada, Literatura e a Arte de Cuidar”, que visa a pensar a mediação da leitura literária a partir da perspectiva dos afetos, do cuidado e da empatia. A mesa conta com a participação de Hugo Monteiro, coordenador do Núcleo do Cuidado Humano da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) e membro da Cátedra UNESCO de Leitura, Laiana Ferreira, doutoranda em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (PPGCI – UFPB) e Especialista em Educação à Distância pela UFC, Joana Páscoa, mestra em Ciência da Informação pela Universidade Federal do Ceará – UFC e gestora do Canal Plurissaberes. A Coordenadora da Política de Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas da Secretaria da Cultura, Goreth Albuquerque, fará a mediação.

A professora Lídia Eugênia, que compôs a curadoria do webinário, afirma que “a ideia desse encontro é possibilitar um diálogo sobre mediação da leitura a partir de múltiplas possibilidades e olhares, em um mundo diverso e conectado por vozes e linguagens plurais. O ato de ler nos permite adentrar em um universo que nos leva a experimentar a nossa condição humana em comunhão com a experiência do outro, da palavra dita, escrita, cantada, representada… Com esse pensamento, reunimos especialistas do campo da leitura para partilhar conosco vivências, conhecimento e saberes”.

Com o foco na mediação cultural, a segunda mesa do webinário, intitulada “Mediação Cultural, Espaços e Ambiências de Promoção da Leitura”, acontece na quarta-feira (28), às 10h, e traz a reflexão acerca da ampliação do diálogo entre leitura e cultura em suas múltiplas possibilidades, potencializando acervos, ambiências, narrativas e práticas sociais. Tadeu Feitosa, professor e atual Coordenador do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UFC, Tino Freitas, escritor e mediador de leitura do projeto Roedores de Livros, Raquel Santos, Doutora em Ciência da Informação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e coordenadora do projeto de extensão Lapidar: ações de leitura para o protagonismo social e Vice coordenadora do projeto de extensão Rede Mediar, são os convidados da mesa. A mediação fica por conta de Paula Yemanjá, produtora cultural, cantora e mediadora de leitura.

No último dia da programação, quinta-feira (29), às 10h, a mesa “Conversa Sobre Leitura, Vida e Educação” recebe a professora Eliana Yunes, Pós-Doutora em Leitura pela Universidade de Colônia (Alemanha) e em Formação de Leitores na CNRS, Paris, da Cátedra Unesco, Cleudene Aragão, Doutora em Filología Hispánica pela Universitat de Barcelona e líder do Grupo de Pesquisa Literatura: Estudo, Ensino e (Re) Leitura do Mundo (GPLEER), Fabiano Piúba, Doutor em Educação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), escritor e atual Secretário da Cultura do Estado do Ceará, Lídia Eugênia, professora colaboradora do Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação da UNESP e Pós-Doutora em Ciência da Informação pela Université de Montréal – Canadá. A mesa tem como objetivo estabelecer uma conexão (ou conexões) sobre o ato de ler, vida e educação buscando-se o cruzamento de ideias, narrativas e experiências vividas por cada participante. A mediação será feita por Madalena de Paula, pedagoga e mediadora de leitura.

Serviço

Webinário “Mediação da Leitura em um Mundo Conectado”

Dias 27, 28 e 29 de julho, às 10h

Mesas: “Leitura Mediada, Literatura e a Arte de Cuidar” (27), “Mediação Cultural, Espaços e Ambiências de Promoção da Leitura” (28) e “Conversa Sobre Leitura, Vida e Educação” (29).

Todo o webinário contará com acessibilidade em Libras.

Youtube da BECE