Izolda Cela conversa sobre educação profissional em webinar realizado pela Seduc

22 de setembro de 2021 - 17:28 # # # # #

Ascom Gabinete da Vice Governadoria - Texto e Foto

A vice-governadora do Ceará, Izolda Cela, participou de evento organizado pela Secretaria da Educação (Seduc) voltado para discutir avanços, processos e passos visando o futuro da educação cearense. O webinar “Educação Profissional: Contextos e Perspectivas”, que teve início na última terça-feira (21) e será finalizado nesta quinta-feira (23), acontece em alusão ao Dia Nacional da Educação Profissional e Tecnológica. A roda de conversa também serviu para apresentar projeções para esta modalidade de ensino dentro do estado.

Também participaram do evento virtual a secretária da Educação do Ceará, Eliana Estrela, o deputado federal Idilvan Alencar, o consultor da Câmara dos Deputados para Educação, Cultura e Desporto, Maurício Holanda, a diretora da Escola Estadual de Educação Profissional Paulo VI, Corina Bastos, e a ex-aluna da escola Joaquim Nogueira, Izabele Viana.

Izolda Cela abriu sua fala lembrando de todas as peças que participaram da evolução da educação do Ceará até o patamar que vemos nos dias de hoje. “É sempre fundamental falar da importância de pessoas como os diretores, os professores, os coordenadores. Eles construíram um projeto que começou a mostrar uma transformação efetiva para alcançar o objetivo mais nobre da educação, que é a transformação das pessoas para melhor”, disse.

Eliana Estrela corroborou com a vice-governadora e acrescentou que todo o trabalho árduo feito há anos é em prol do povo cearense. “O nosso trabalho é para várias pessoas, para todos os cearenses. Nossa escola é da juventude, do protagonismo, da abertura para o empreendedorismo, da capacitação, para o ingresso nas universidades”, pontuou.

Idilvan Alencar ressaltou o poder e o valor da existência de uma boa rede de pessoas focadas na melhoria da educação do Ceará. “Para mim a grande responsável pelo sucesso da educação cearense é essa rede de confiança, de verdade, de amizade, de buscar o bem comum, de colaboração que conseguimos criar durante todos esses anos”, comentou.

Sonho de consumo

Atualmente, o Ceará conta com 123 Escolas Estaduais de Educação Profissional, que ofertam 52 cursos técnicos para 101 municípios cearenses na Capital e no Interior, com o atendimento de 55 mil jovens. Izabele Viana foi uma dessas tantas pessoas agraciadas. Hoje servidora pública federal, ela aproveitou a oportunidade para elogiar o trabalho feito em todas as EEEPs. “Sempre vou lembrar da minha antiga escola, Joaquim Nogueira, que é de onde saí. Vou sempre ser a aluna da escola profissional. É algo que marca nossa vida e fica no nosso coração”, contou de forma emocionada.

“A trajetória da Izabele, eu sempre dizia, era nosso sonho de consumo. É poder favorecer ao jovem a entrada no mercado de trabalho, de uma forma mais qualificada e imediata, além de também seguir no seu projeto de vida”, finalizou a vice-governadora Izolda Cela.