Programa Conecte-se Online realiza webinário sobre cuidados com a saúde mental

16 de setembro de 2021 - 15:24 # # # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

Em alusão à campanha Setembro Amarelo, a Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz-CE) promoveu, nessa quarta-feira (15), a 24ª edição do Conecte-se Online, com o tema “Os impactos do ambiente interno e externo na construção do ser”. O webinário contou com a palestra do padre e psiquiatra Rino Bonvini, que abordou os cuidados com a saúde mental.

Participaram do evento, no You Tube da Sefaz, a secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba; a secretária executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, Sandra Machado; e a psicóloga e servidora fazendária, Cláudia Maria de Menezes.

A secretária Fernanda Pacobahyba destacou a importância de tratar os temas da saúde mental e da valorização da vida neste mês dedicado à prevenção do suicídio. Ela disse que a Sefaz tem desenvolvido ações voltadas para o bem-estar dos servidores e colaboradores fazendários.

Rino Bonvini iniciou a palestra fazendo uma reflexão sobre o sentido da vida. “Quando falamos de ser significa que falamos de alguém que é único, irrepetível e, de alguma forma segundo as crenças, eterno. Ninguém é como a gente. Nossa missão é só nossa e nós podemos escolher qual é o nosso lugar no mundo. Como podemos deixar esse mundo melhor?”.

Para o palestrante, é necessário cuidar de si mesmo para viver com qualidade e conseguir deixar um legado de força, amor, paz e solidariedade. Ele deu dicas sobre como desencadear os efeitos da endorfina, ocitocina, dopamina e serotonina, substâncias chamadas de hormônios da felicidade.

Segundo o psiquiatra, ações simples como ouvir música, tomar sol, exercitar-se, brincar com animais de estimação, dentre outras, podem deixar as pessoas mais felizes e reduzir o nível de estresse diário. Ele também falou sobre a importância de ter uma boa alimentação e desabafar sobre os problemas do cotidiano.

“Temos uma espécie de lixeira emocional que vai acumulando frustrações, rancor, ódio, vingança, ciúme, em potencial. Quando  a lixeira está cheia, a gente começa a sentir sintomas como raiva, irritabilidade, mal-estar, ansiedade, raivas desnecessárias. Então, é muito importante esvaziar essa lixeira emocional”, disse o especialista.

Bonvini recomendou também que os participantes do webinário colocassem em prática a “Lei dos Três Oitos”, que, segundo ele, consiste em separar o dia em três períodos, reservando oito horas para o trabalho, oito horas para o lazer e oito horas para o sono. Para o palestrante, essa divisão do tempo é fundamental para garantir o equilíbrio físico e mental.

A psicóloga Cláudia Menezes comentou sobre os desafios do mundo moderno. Segundo ela, a ampliação do uso das tecnologias propiciou o desenvolvimento de novas habilidades, mas também resultou em instabilidade para o ser humano. Ela aproveitou para informar que a Sefaz disponibiliza para a comunidade fazendária um serviço de apoio emocional.

“O Laboratório Social e Resiliência é um espaço de escuta, fala e acolhimento. Está aberto para os servidores, colaboradores e até familiares que queiram participar. É um encontro semanal que acontece todas as terças-feiras, de 10h a 11h30. Estamos hoje por via online. O Laboratório funciona como esse espaço de desabafo”, afirmou Cláudia Menezes.

A secretária executiva Sandra Machado elogiou a palestra do padre Bonvini e disse que a gestão está implantando o Programa 3S – Sefaz Solidária Sustentável, com o objetivo de deixar o ambiente interno mais agradável para o corpo funcional do órgão. De acordo com ela, a iniciativa trabalhará em quatro eixos: Comunicação; Infraestrutura e Ambientação; Sensibilização e Capacitação; e Autogestão para Resultados.

“Estamos reativando o Programa 3S, que tem como propósito o que está sendo trazido por esta live, que é o impacto do ambiente interno e externo nessa construção do ser. Esse trabalho que estamos desenvolvendo tem a finalidade de conectar a nossa força de trabalho para tornar o ambiente saudável que favoreça esse equilíbrio”, frisou Sandra Machado.

O vídeo completo do 24º Conecte-se está disponível no link https://www.youtube.com/watch?v=NY6UK8W-sf0)

Setembro Amarelo

O Setembro Amarelo é uma campanha mundial de prevenção ao suicídio. No Brasil, o movimento foi criado em 2014 pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), com apoio do Centro de Valorização da Vida (CVV).

No Brasil, são registrados mais de 13 mil suicídios todos os anos. Cerca de 97% dos casos estão relacionados a transtornos mentais. Em primeiro lugar está a depressão, seguida do transtorno bipolar e abuso de substâncias.