No último fim de semana das férias, programa Viva o Parque é opção de lazer com a família, em contato com a natureza

29 de julho de 2021 - 12:38 # # #

Ascom Sema - Texto e Foto

Após um período de fechamento, por conta das restrições impostas pela pandemia, o programa “Viva o Parque” retomou o funcionamento dia 18 de julho, e é uma excelente opção para o último final de semana de férias. O Viva o Parque, do Governo do Ceará, é coordenado pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema) e possui atividades como: circuito de arvorismo (exclusivamente no Cocó); parede de escalada; oficinas de plantas; distribuição de mudas; aula de Yoga; aula de Tai Chi Chuan; aula de biodança; aula de zumba; aula de dança de salão; aula de aeróbica; slackLine; recreação infantil (contação de história, brincadeiras tradicionais, circuito de Cross Kids) e cama elástica. As trilhas também estão abertas. O Viva o Parque funciona sempre aos domingos, de 8h às 12h, no Parque Estadual do Cocó, ARIE Sítio do Curió e APA do Rio Maranguapinho. No Parque Estadual Botânico, o evento ocorre entre 9h e 12h. No sábado, no Parque Estadual do Cocó, a prática de arvorismo também foi liberada.

Devido à pandemia, as atrações estão com capacidade reduzida para manter o distanciamento social e algumas ainda não serão liberadas. Em todos os locais, há educadores ambientais da SEMA aferindo a temperatura e disponibilizando álcool em gel. O Batalhão da Polícia Militar Ambiental (BPMA) e a Agência de Fiscalização de Fortaleza (Agefis) fazem a fiscalização.

O “Viva o Parque” tem como meta reaproximar a população da natureza com a promoção da educação ambiental, através de práticas esportivas, lazer e recreação, realizadas em áreas de unidades de conservação estaduais. Ângelo Melo, supervisor de escola particular, e a esposa Ana Cláudia Lima, professora municipal, foram com a filha pela primeira vez ao Cocó, na reabertura. Gostaram e prometeram voltar mais vezes. “Muito legal a estrutura, porque tem atividade pra diversas idades. Muito bom pra trazer a família ou fazer alguma atividade física”, disse Ângela. Fernanda Bonifácio, recepcionista, também estreou sua participação no último dia 18: “será maravilhoso retornar para participar da zumba, da trilha e devo vir várias vezes. Gostei bastante”.

Uma outra opção de contato com a natureza é o passeio de barco pelo Rio Cocó, que sai ao lado da entrada do Parque Estadual do Cocó da Avenida Sebastião de Abreu. Os passeios ocorrem aos sábados, domingos e feriados. Para embarcar, é preciso estar de máscara e utilizar o álcool gel presente na embarcação. Com a pandemia, apenas nove pessoas por vez fazem o passeio.