Papo SUS destaca o aleitamento materno e a assistência às mães no sistema público

2 de agosto de 2021 - 16:23 # # # # # # #

Jackson de Moura - Ascom ESP/CE - Texto
Júlio Lopes - Arte gráfica

A primeira ‘live’ do mês do Papo SUS, projeto da Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), enfatiza o Agosto Dourado, mês dedicado à conscientização sobre o aleitamento materno, considerado o alimento ouro pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A transmissão será nesta terça-feira (3), a partir de 19h30, no perfil oficial da ESP/CE no Instagram (@espceara).

Participam da transmissão a coordenadora do Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), Rejane Santana, e a presidente do Departamento de Aleitamento Materno da Sociedade Cearense de Pediatria (DCAM/Socep), Diva Fernandes.

>> Agosto Dourado: no mês dedicado ao aleitamento materno, Sesa reforça o valor do leite humano

Sob condução da supervisora do Centro de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Lopes, o Papo SUS abordará os benefícios do aleitamento para mãe e o bebê, tira-dúvidas sobre a amamentação e os serviços oferecidos no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) para apoiar as famílias, como os bancos de leite humano e postos de coleta que atuam para a promoção e apoio ao aleitamento.

Agosto Dourado

Promovida pela Aliança Mundial para Ação de Aleitamento Materno (WABA, na sigla em inglês), a Semana Mundial de Aleitamento Materno segue até 7 de agosto. Serão desenvolvidas ações voltadas para promover, apoiar e favorecer a amamentação e o leite humano como alimento completo para o bebê.

No Ceará, a campanha será até 30 de agosto. Em cada hospital da Rede Sesa, uma programação especial vai envolver profissionais, gestantes, mães e doadoras de leite como ação de reforço à importância do aleitamento materno e doação do alimento.

Papo SUS

Tema: Proteger a amamentação: uma responsabilidade de todos
Quando: Terça-feira (3), às 19h30
Convidadas: Rejane Santana, coordenadora do Banco de Leite do Hospital Geral Dr. César Cals (HGCC), e Diva Fernandes, presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade Cearense de Pediatria
Acesse o perfil da ESP/CE no Instagram