Sistema de Controle Interno no Poder Executivo é tema do sexto módulo da Certificação em Ouvidoria 2021

24 de agosto de 2021 - 09:27 # # # #

Ascom CGE - Texto

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) iniciou, nessa segunda-feira (23), o Módulo VI do Curso de Certificação em Ouvidoria 2021, que tem como tema o Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual. A certificação em Ouvidoria tem o propósito qualificar os ouvidores púbicos, ouvidores substitutos e integrantes das ouvidorias setoriais de forma a desenvolverem as atividades com um padrão de excelência de acordo com as exigências legais para o exercício do cargo, para uma gestão ética e transparente e contribuir para a oferta dos serviços públicos com qualidade.

O coordenador de Controladoria da CGE e que também é responsável por ministrar o módulo, Marcelo Monteiro, explicou a importância do assunto. “O módulo visa auxiliar na compreensão do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo, buscando aguçar a capacidade de percepção da interação entre os vários sistemas e as relações entre os indivíduos, bem como dos riscos envolvidos. O objetivo maior é possibilitar que todos identifiquem como o Sistema de Controle Interno pode agregar valor e contribuir para o alcance dos objetivos da organização”.

Ao longo do módulo, que contará com uma carga-horária de 15h/aula, serão apresentados os seguintes assuntos: Visão sistêmica; Modelo das três linhas; Sistemas de atividades auxiliares (controle interno, ouvidoria, ética, transparência e correição) no Modelo de Gestão do Poder Executivo (Lei Estadual nº16.710/2018); Sistema de Controle Interno do Poder Executivo (Controladoria, Auditoria Governamental, Ouvidoria, Transparência, Ética e Acesso à Informação e Correição); Atuação da CGE; Programa de Integridade do Poder Executivo; e Política de Gestão de Riscos do Poder Executivo.

A sexta etapa da capacitação seguirá até o dia 27 de agosto.