Inscrições abertas para 1º Seminário “Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais”

25 de agosto de 2021 - 16:14 # # # # # #

Ascom Centec

O evento faz parte de um projeto homônimo executado pelo Centec, por meio de um contrato de gestão com a Adece e o apoio institucional da Sedet

Atualizar e efetivar a Política Estadual de Desenvolvimento de Arranjos Produtivos Locais (APL) é um dos objetivos do 1º Seminário Impulsiona Ceará, que acontecerá virtualmente no dia 31 de agosto. O evento, organizado pelo Instituto Centro de Ensino Tecnológico (Centec), com o apoio da Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) e Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Estado do Ceará (Sedet), busca mobilizar produtores, empresários, universidades, entes públicos, dentre outros atores, para fortalecer as economias locais e regionais.

Os interessados devem fazer inscrição em formulário eletrônico disponível AQUI.

Segundo o presidente do Centec, Silas Alencar, o evento será o primeiro grande passo para dar maior visibilidade ao projeto e engajar novos parceiros. “A nossa ideia é de construir uma grande rede de apoio aos arranjos produtivos, para que os negócios locais tenham todas as ferramentas necessárias para o seu desenvolvimento. Sabemos que a pandemia foi um fator extremamente desafiador para muitos negócios e acredito que este projeto vem para ajudá-los a superar esta fase ruim e avançar no seu crescimento”, explica Silas.

Já Francisco Rabelo, presidente da Adece, destaca a importância do Seminário e do Projeto para a economia cearense. “Com estas ações, apoiaremos também pequenos produtores do Estado, compactuando com uma das nossas novas frentes de trabalho. Como pontapé inicial, o projeto agregou as Câmaras Setoriais e Temáticas do Estado e fez um levantamento de prioridades a partir de sugestões coletadas no encontro, uma parceria imprescindível para o início das ações. Por meio do mapeamento e diagnósticos realizados atualmente, nos 184 municípios cearenses, acreditamos que o projeto fortalecerá os Arranjos Produtivos Locais cearenses. Dentre as iniciativas, os contemplados contarão ainda com seminários e capacitações”, informa Rabelo.

Programação

O evento terá início às 10h da manhã, com a abertura oficial e uma apresentação do projeto “Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais”, realizada por Kennedy Montenegro, secretário Executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet.

Às 11h, haverá uma palestra com Cristina Milani (Ministério da Economia) com o tema “Arranjos Produtivos Locais: avanços da política pública” e, em seguida, Adriana Tedesco (SP) fará um relato da experiência de apoio aos APLs do Estado de São Paulo.

À tarde, a programação será retomada com um resgate histórico das políticas de apoio aos APLs no Ceará, com o professor Jair do Amaral (UFC); seguido da professora Helena Martins (UFRJ) que falará sobre os “APLs portadores de futuro e as novas políticas de desenvolvimento”.

Confira, a seguir, a programação completa:

10h – Abertura

Silas de Alencar, presidente do Centec

Luis Eduardo Fontenelle, diretor de Fomento da Adece

Kennedy Montenegro, secretário executivo de Trabalho e Empreendedorismo da Sedet

Inácio Arruda, secretário da Secitece

10h30 – Apresentação do Programa Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais, com Kennedy Montenegro.

11h – “Arranjos Produtivos Locais: avanços da política pública”, com Cristina Milani, analista de Comércio Exterior do Ministério da Economia.

11h30 – “A experiência dos Arranjos Produtivos no Estado de São Paulo”, com Adriana Tedesco, gestora da Coordenadoria de Desenvolvimento Regional e Territorial do Governo de São Paulo.

14h – “Experiência e trajetória da política de apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL) no Ceará”, com Prof. Dr. Jair do Amaral Filho, professor titular em Desenvolvimento Econômico no DTE/FEAAC/UFC.

15h – “APL portadores de futuro e as novas políticas de desenvolvimento”, com Profa. Dra. Helena Maria Martins Lastres, pesquisadora e professora associada da UFRJ

15h30 – Encerramento

Afonso Odério Nogueira Lima, coordenador do Programa Impulsiona Ceará

Luis Eduardo Fontenelle Barros, diretor de Fomento da Adece

Serviço

 1º Seminário Impulsiona Ceará: fortalecendo os arranjos produtivos locais

Quando: 31 de agosto, das 10h às 15h30

Onde: Canal do Centec no youtube (https://youtu.be/rXJYgC6zNdY)

Contato para mais informações: impulsionaceara@centec.org.br

Evento gratuito e com certificado.