Sobrado Dr. José Lourenço reabre ao público neste sábado (28) com lançamento de exposição “Rarefeito”

25 de agosto de 2021 - 16:46 # # #

Ascom Porto Dragão

Com 14 artistas visuais cearenses, abertura da exposição “Rarefeito” ocorre neste sábado às 10h30 com curadoria de Waléria Américo

O Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), reabre, de forma segura e gradual, suas portas no centro da cidade para receber o público nos corredores afetuosos do casarão. Com “Rarefeito”, que conta com curadoria de Waléria Américo, o Sobrado recebe a população neste sábado (28), para o lançamento da exposição das 10h30 às 13h. A atividade segue todos os protocolos de segurança contra a Covid-19 e terá obrigatoriedade do uso de máscara e rotatividade de até 12 pessoas por andar, a fim de garantir o distanciamento seguro.

“Rarefeito é um encontro de mulheres que atravessam a arte e inspira o perceber da imagem amorosa do caminho”, compartilha a curadora Waléria Américo. “Estamos muito felizes em reabrir as portas do Sobrado e iniciar nossa programação cultural com o projeto Farol das Artes, que traz luz para o feminino e à multiplicidade artística que temos aqui”, comenta Germana Vitoriano, diretora do Sobrado.

Antes da abertura oficial ao público, acontecerá uma breve cerimônia para artistas com falas institucionais e a apresentação de performances de Sy Gomes e Thaís de Campos espalhadas entre as salas do Sobrado. O momento restrito ao público poderá ser acompanhado ao vivo, às 10h, pelo instagram @sobrado154 e, na sequência, o espaço cultural abre suas portas a todas e todos.

Sobre a exposição

“Rarefeito” pensa a imagem de mulheres artistas pela sua produção e presença nas artes visuais. Revela a multiplicidades de olhares que extrapolam a fronteira do cearense ou o sentido da palavra feminino. Desenha no horizonte gesto para mundos vivos, respiráveis e seguros em meio a todas as lutas. A imagem fixa, em movimento e sonora, prisma o tempo presente, reflete a memória do corpo e o território político que somos.

A exposição conta com a produção de 14 artistas mulheres cearenses que falam de história, memória e presença feminina na arte em suas peças. São elas Adriana Botelho, Cinira D´Alva, Delfina Rocha, Inês Roland, Letícia Parente, Maria Macedo, Marina de Botas, Naiana Magalhães, Simone Barreto, Sy Gomes, Terroristas Del Amor (Dhiovana Barroso e Marissa Noana), Tetê de Alencar e Thaís de Campos.

O público poderá conferir a programação artística seguindo os protocolos de segurança de 28 de agosto até 16 de outubro, sempre de terça a sexta, das 9h às 16h (acesso até as 15h30), e aos sábados, das 9h às 13h (acesso até as 12h30).

Serviço

Lançamento da exposição “Rarefeito”

Data: 28 de agosto (sábado)

Horário: Das 10h30 às 13h

Local: Sobrado Dr. José Lourenço

Rua Major Facundo, 154, Centro – Fortaleza (CE)

Gratuita e aberta ao público

Uso obrigatório de máscara e protocolos de saúde

Instagram @sobrado154

Visitação à exposição “Rarefeito” após o lançamento

28 de agosto a 16 de outubro

De terça a sexta de 9h às 16h (acesso até às 15h30) e sábado de 9h às 13h (acesso até as 12h30)