Diálogos Ambientais da Semace debateu a importância da Ouvidoria e seus resultados

26 de agosto de 2021 - 16:55 # # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Cem por cento de resolubilidade e 84% de satisfação, apontam os indicadores da Ouvidoria da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace). A informação foi dada durante a 11ª edição do Diálogos Ambientais da autarquia, que, com um novo formato, mais dinâmico e participativo, envolvendo perguntas do público com vídeos, esclareceu sobre a importância do setor de Ouvidoria, suas vertentes e resultados. Os diálogos ocorreram nesta quarta-feira (25) e foram mediados pelo professor do Instituto Federal do Ceará Jaguaribe, Marcos Vieira.

O articulador de ouvidoria da Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE), Jean Lopes, iniciou o debate esclarecendo sobre o que é Ouvidoria, tipos de controle Institucional e Social da Administração Pública, cenário de participação pública e atores, dentre outros aspectos. Segundo o gestor, “a participação social é um processo de mudança. É preciso instigar a participação da população, e também interiorizar: levar essa temática e discussão para o Interior do Estado”, informou o gestor observando que os maiores índices de participação se concentram mais na Região Metropolitana de Fortaleza e capital.

Conforme a ouvidora da Semace, Eveline Pinheiro, o órgão ambiental “vem imprimindo, ao longo de três anos, uma maturidade institucional, com mais celeridade tanto no que diz respeito ao setor, como em processos (desburocratização) e mapeamentos. Com isso, nossa ouvidora entra nesse contexto de forma mais sólida e instituindo, paulatinamente, uma cultura de ouvidoria. Isso tem feito conseguirmos os resultados satisfatórios para a Superintendência”, disse a gestora.

Ainda de acordo com a gestora, transparência, respeito e cidadão são alguns dos pilares do trabalho da Ouvidoria. “No serviço publico, o protagonista é o cidadão. Precisamos respeitar aquilo que ele está trazendo pra gente. É preciso ouvir com qualidade o que o cidadão está informando”, observou Eveline.

A ouvidora também apresentou indicadores de 2021 do setor – geridos pela CGE – em relação às manifestação de Fiscalização Ambiental (69%), Licenciamento Ambiental (14%), servidores (3,52%). As áreas têm se empenhado bastante para responder dentro do prazo estabelecido. Com nossa resolubilidade em 100%, todas as demandas de ouvidoria da Semace têm sido respondidas no prazo legal, de até 20 dias, e podendo ser prorrogado com mais 10”, salientou Eveline.

Durante o debate, os convidados responderam perguntas dos participantes que enviaram vídeos e que assistiam a live.

Os Diálogos Ambientais têm como objetivo facilitar a troca de saberes e opiniões sobre o meio ambiente, entre representantes do Estado, do mercado e da sociedade. Para a realização do evento, a Semace conta com a parceria do IFCE e do Núcleo Audiovisual Jaguaribe-NAJA. A íntegra de todos os encontros ficam disponíveis no canal do Youtube da Semace.