Porto Iracema das Artes celebra aniversário de oito anos com shows online e conversa sobre política de formação

27 de agosto de 2021 - 14:50 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto
Fernanda Moreira, Taís Monteiro, Carol Murray e Eduardo Barbosa - Fotos

A super live acontece no domingo (29). Artistas que passaram por diferentes edições do Laboratório de Música irão apresentar seus trabalhos. Caio Castelo, DJ Daniel Lamar, Benjamin Arquelano, Nayra Costa e banda Viramundo estão confirmados

A Escola Porto Iracema das Artes, instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), que completa oito anos neste domingo (29), passou o mês com uma programação de aniversário em alusão à data. Foram diversos eventos de Teatro, Dança, Fotografia, Música e Artes Visuais. Agora, é hora de assoprar as velinhas e cantar parabéns, ainda que virtualmente.

A celebração acontece em uma live de aniversário realizada no próximo domingo (28) e que reunirá artistas de diferentes edições do Laboratório de Música ao longo desses oito anos da Escola. Caio Castelo, DJ Daniel Lamar, Benjamin Arquelano, Nayra Costa e Viramundo são os nomes confirmados. Ainda seguindo as recomendações de segurança devido à pandemia, as transmissões acontecem pelo Facebook e Youtube da Porto.

Além da apresentação musical, haverá também um momento de conversa entre os gestores da Secult, IDM e da Escola. Com mediação da jornalista e coordenadora dos Cursos Básicos de Artes Visuais, Iana Soares, o secretário da cultura Fabiano Piúba, a presidente do IDM, Rachel Gadelha, e Bete Jaguaribe, diretora de formação e criação do IDM e da Porto Iracema irão debater o tema “Políticas públicas e formação em artes”. Teremos, ainda, a participação de alunos e alunas de diversas partes do Estado que vão compartilhar com o público a experiência com a formação oferecida pela instituição.

Show virtual

Todos os anos artistas do Laboratório de Música da edição vigente se apresentam no aniversário da Escola. Os shows no pátio, com muita gente reunida e bolo de aniversário sendo cortado, precisaram ser reinventados neste último ano. “Chegamos a agosto, mês do aniversário com a edição anterior já concluída e shows recentes na MOPI (Mostra de Artes do Porto). Artistas que passaram pelo Lab Música, de modo espontâneo e participativo, vão apresentar pocket shows’’, comenta a coordenadora do Laboratório de Música, Mona Gadelha, que também estará na live.

Um dos artistas a se apresentar é Caio Castelo. Ele traz canções de seus três álbuns em formato acústico. Na lista estão as músicas Labirintos surreais, A banda abandona a cidade, Ponto cego e Partir também é chegar. Segundo o artista, a Porto teve um papel bastante transformador em sua vida. Ele, que chegou quando a escola estava ainda se formando e participou da segunda turma dos Laboratórios de Criação, celebra a vida da instituição: “Me abriu um caminho de atuação profissional que sigo até hoje. A Porto tem influência em dois aspectos: tanto de realização artística, quanto de atuação nessa área gigante que é a música’’.

O compositor, produtor musical, sonoplasta, DJ e bacharel em gestão de políticas públicas Arquelano apresenta versões acústicas de algumas canções presentes em seu primeiro EP Ponto, lançado em 2019. Em seu trabalho explora as vertentes da música eletrônica (com influências da MPB, Pop, R&B, Hip hop e Soul) e audiovisual partindo da poética de sua vivência como jovem negro, LGBTQIA+ e periférico, que diariamente realiza o percurso entre duas cidades cearenses: Maracanaú e Fortaleza, vivenciando diversas realidades. Produzido pelo próprio Arquelano, o EP foi finalizado a partir do processo de tutoria com a cantora e produtora musical Mahmundi, dentro do Laboratório de Música do Porto Iracema das Artes no ano de 2018, no qual desenvolveu também o show “ainda sou ponto”, aclamado na Semana da Música Eletrônica de São Paulo de 2019, no Centro Cultural Olido.

Já a banda Viramundo, formada por Vic Andrade, Marcello Santos e Bruno Esteves, vai apresentar o show “Fortalezas”, com canções do primeiro EP, algumas inéditas e músicas do cancioneiro tradicional. O trabalho foi desenvolvido durante a edição 2020 do Laboratório de Música da Escola, sob tutoria de Kiko Dinucci, e traz uma diversidade de ritmos e timbres característicos da música brasileira afro diaspórica.

A cantora Nayra Costa, que integrou o Lab Música da Escola em 2016, traz sua voz marcante para a festa apresentando três músicas trabalhadas durante sua passagem pela Escola: “Esquerda”, “Me cura” e “Falem de mim”. No projeto, que teve tutoria do produtor musical Eduardo BiD, responsável por discos memoráveis da música brasileira, ela misturou diferentes gêneros, como o soul, o blues, o jazz e o reggae, a partir de releituras e recriações com a marca da artista cearense.

Outra atração da noite é o DJ Daniel Lamar, de Juazeiro do Norte. Com o projeto Caboco Eletrônico, ao lado de Mestre Expedito e Di Freitas, ele integrou o Laboratório de Música em 2018 com uma pesquisa que aproximava tradição, música erudita e eletrônica.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema das Artes celebra aniversário de 8 anos com shows online e conversa sobre política de formação
Quando: 29 de agosto, a partir das 17h
Onde: YouTube e Facebook da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito e online