Peixamento dos Reservatórios Públicos distribui 220 mil alevinos nesta semana

1 de setembro de 2021 - 10:54 # # # # #

André Gurjão - Ascom SDA Texto e Foto

O Projeto de Peixamento dos Reservatórios Públicos 2021/2022 desembarca nesta semana em Fortaleza, Horizonte, Chorozinho e Crateús. A iniciativa sob o comando pela Secretaria de Desenvolvimento Agrário, por meio da Coordenadoria de Pesca e Aquicultura Familiar (Copea/ SDA) distribui 220 mil alevinos em Fortaleza (50 mil), Horizonte (30 mil), Chorozinho (80 mil) e Crateús (60 mil).

A agenda da semana começa nesta quinta-feira (2), com a entrega em Fortaleza; e também conta com as entregas em Horizonte, Chorozinho e Crateús, todos com entregas nesta sexta-feira (3). “O Peixamento tem como objetivo estimular a permanência dos pequenos e médios produtores na atividade pesqueira, para que eles possam gerar ocupação e renda, para si e para as suas famílias, como também é fundamental para economia do Estado”, explica o secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.

A meta do projeto é distribuir cinco milhões de alevinos em 850 açudes e barragens públicas do Estado. De acordo com o secretário executivo de Pesca e Aquicultura Familiar, Thiago Sá Ponte, a expectativa é gerar 1,255 toneladas de peixe por ano e gerar R $6 milhões em negócios rurais. “O governador Camilo Santana proporciona ocupação e renda aos pescadores artesanais e investe R$ 542.719,14 com este projeto”, destaca .

Do total de espécies a serem distribuídas, quatro milhões serão alevinos de Tilápia e um milhão de outras espécies, dentre carpa, curimatã e tambaqui, peixes comuns nos açudes do Estado. São aptos para receberem o projeto os reservatórios estaduais, municipais, comunitários e de áreas de assentamento, que estejam com volumes aceitáveis de água, que possam propiciar um aumento de produção pesqueira.

Para receber o Projeto de Peixamento 2021/2022, prefeituras, associações, sindicatos e colônias de pescadores interessadas podem apresentar solicitação, com informações de seus dados, como nome e capacidade de armazenamento. O pedido deve ser feito na sede da SDA, através de ofício, ou pelo email: peixamento.sda@sda.ce.gov.br.