Cagece instala estação de esgoto compacta em Viçosa do Ceará

8 de setembro de 2021 - 17:36 # # # #

Ascom Cagece

A Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) começou a operar uma nova Estação de Tratamento de Esgoto no município de Viçosa do Ceará. O diferencial desta estação é que ela consegue alta eficiência em um espaço físico menor do que as demais estações, sendo eficaz na remoção de organismos patógenos e de matéria orgânica do esgotamento tanto quanto os tratamentos convencionais. O valor investido na obra foi de R$ 15 milhões.

No ano passado, a companhia ampliou os serviços de abastecimento de água no município, beneficiando cerca de 6 mil pessoas. Dessa vez, com a instalação da nova estação, a previsão é que a população tenha um incremento no acesso ao esgotamento sanitário, com cerca de 2 mil novas ligações, o que totaliza 40% de acesso à rede de esgoto na cidade.

De acordo com Nataly Acácio, gerente da unidade responsável pela localidade, essa nova tecnologia vai melhorar a qualidade de vida para os moradores de Viçosa. “O benefício para a população vai do tratamento de esgoto à saúde e preservação do meio ambiente, com a retirada de esgotos a céu aberto”, afirma.

Esses e outros incrementos no esgotamento sanitário do município fazem parte dos serviços em busca da universalização, proposta pelo Marco Legal do Saneamento Básico, que preconiza universalização destes serviços no Brasil até 2033.