Em ação pioneira no Brasil, Secult Ceará, Secitece e Funcap lançam Cientista Chefe da Cultura com seminário na sexta-feira (10)

8 de setembro de 2021 - 15:59 # # # # # # # #

Ascom Secult Ceará - Texto

A cultura é uma das atividades humanas com maior potencial de educação, formação integral de valores e atitudes, de agregação e cooperação comunitária, produção de solidariedade, combate à violência e inclusão social. Pensando assim, o Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), da Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) e da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), lança, nesta sexta-feira (10), às 9h, em evento virtual no Youtube da Secretaria, o “Cientista Chefe da Cultura”. A iniciativa articula a Universidade com a gestão pública e já conta com representantes em várias outras áreas, como segurança pública, educação, proteção social, infraestrutura e recursos hídricos. Para marcar o lançamento, será realizado, além da apresentação do programa, a realização online do “I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura” com o tema “Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará”.

O Programa Cientista-Chefe do Estado do Ceará mobiliza a inteligência acadêmica para as aplicações diretas das teorias, metodologias, ferramentas e outros produtos na gestão pública, com notável aproveitamento de tempo e diminuição de distâncias burocráticas. Implantar esse programa no setor cultural significa compreender que a cultura é campo vasto e fértil para mobilizar pessoas (comunidades, coletividades, grupos); articular programas, projetos e ações de outras áreas da gestão pública, tais como: educação, saúde, infraestrutura, turismo, assistência social, segurança, planejamento e economia; combater a pobreza e as desigualdades correlatas e incluir uma imensa quantidade da população, privada do consumo de produtos e serviços culturais.

E a Cultura é campo fértil para esse novo mundo do trabalho, por sua diversidade e pela alta demanda interessada exatamente em produtos, serviços e atividades criativas. A Secretaria da Cultura do Ceará promove um conjunto de ações que podem ser potencializadas e trabalhadas na direção expressa da inclusão social. O Programa Cientista Chefe da Cultura poderá aproveitá-las para a realização de experimentos e de intervenções-piloto, indicando para a gestão estadual aquelas que têm potencial para execução em larga escala, resultando daí a diminuição das desigualdades e a inclusão social.

Produzindo conhecimento para qualificação das políticas públicas de cultura

“O Cientista Chefe da Cultura consiste na inovação da gestão pública e sua estruturação na eficácia da aplicação dos recursos e de seus resultados junto à sociedade e ao desenvolvimento do estado. Implica também em estabelecer processos e métodos na produção de conhecimento, informações, indicadores, resultados e impactos que possam qualificar as políticas culturais em suas dimensões simbólicas, econômicas e sociais na democratização do acesso aos bens e serviços culturais. Sim, cultura é economia, gera riqueza e movimenta o PIB nacional. Sim, cultura é cidadania, combate à pobreza e gera inclusão social. Sim, cultura é conhecimento, produz repertórios simbólicos, subjetivos, artísticos, acadêmicos ampliando a capacidade crítica e inventiva das pessoas na vida em sociedade”, destaca o secretário Fabiano Piúba.

Para o titular da Secult Ceará, o projeto tem plena aderência com as finalidades e objetivos do Programa Cientista Chefe, articulando uma demanda da gestão pública com a pesquisa científica desenvolvida nas instituições de Ensino Superior em consonância com a Funcap. Segundo o gestor, o projeto aplicará o conhecimento científico para o aperfeiçoamento das políticas públicas com as transferências de tecnologias e inovações com as entregas que serão realizadas. “Não só ao final, mas em seu processo e desenvolvimento, o Cientista Chefe entregará um bem científico e acadêmico com elementos e condições para que a para a Secretaria da Cultura do Estado do Ceará possa tomar suas decisões, produzir melhorias, qualificar suas ações e investimentos e, principalmente, o benefício para a sociedade através das políticas culturais”, complementou.

Para o secretário da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará, Inácio Arruda, o lançamento do Cientista-Chefe da Cultura demonstra a visão holística e estratégica do governo estadual. “A cultura precede a Ciência e é parte dela. São áreas interligadas, que se conectam a partir de aspectos como a criatividade, a inventividade, a diversidade e a curiosidade humana”, pontuou.

“O Programa Cientista Chefe do Ceará, em pouco mais de três anos de atuação, demonstrou ser uma engenharia institucional capaz de aproximar a administração pública e a academia, produzindo resultados observáveis para o Estado em diferentes áreas. Abri-lo à Cultura é mais uma ousadia do programa e faz todo sentido, dada a relevância, a transversalidade e o potencial inclusivo desta área tão criativa. A própria construção de uma proposta de inovação pública para a Cultura foi muito rica e contou com o envolvimento intenso da Secult e de sua equipe, assim como do time de pesquisadores liderados pelo Cientista Chefe. O pleno sucesso de ações de Inovação não costuma ocorrer sem que haja trocas e colaboração entre os agentes envolvidos. Portanto, a existência de um núcleo ativo no órgão público para interagir e receber as entregas é algo bastante valioso. Estamos entusiasmados e confiantes nos resultados que advirão da Inovação na Cultura do nosso Estado”, declara o diretor de inovação da Funcap, Jorge Soares.

Por outro lado, o professor Custódio Almeida, cientista chefe que vai coordenar o projeto, enfatiza a dimensão social nessa empreitada que reúne políticas públicas e conhecimento científico. De acordo com o pesquisador, a cultura é parte estruturante do Plano do Governo do Ceará e nele assume um relevante papel estratégico como vetor de desenvolvimento econômico, social e humano. “Junta-se a isso a instalação do Plano Estadual de Cultura, marco legal instituído pela lei no 16.026, de 1º de junho de 2016, com uma agenda ousada de metas e ações voltadas para o fortalecimento institucional da política cultural, incrementando a democratização do acesso aos bens e serviços culturais; preservação e difusão do patrimônio cultural material e imaterial do Ceará; fomento do desenvolvimento das artes cearenses; desenvolvimento de formação em arte e cultura; ampliação dos investimentos nos recursos da gestão cultural estadual; inserção da Economia da Cultura de modo fundamental no desenvolvimento do Estado do Ceará e Inclusão Social”, enfatiza Custódio.

Nesse contexto, explica o docente, surge o Projeto Cientista-Chefe da Cultura, articulando diretamente a pesquisa acadêmica com a gestão pública para encontrar e implementar soluções inteligentes e inovadoras referenciadas nos desafios da cultura no estado do Ceará. “O propósito é instalar um programa cooperativo e transversal, que possa interagir com outros programas da mesma natureza e seja capaz de estabelecer pontes com vários órgãos da administração pública e de setores da iniciativa privada, a fim de que seu objetivo principal: cultura para a inclusão social, possa ser assegurado, qualificando, inovando e potencializando as políticas públicas de cultura no Estado do Ceará”, destaca o pesquisador.

Na mesma linha segue Ernesto Gadelha, coordenador de Conhecimento e Formação da Secult Ceará: “Um desafio constante que se coloca para todos os órgãos do governo é o aperfeiçoamento das políticas públicas, buscando gerar mais eficiência, eficácia e efetividade na sua execução. A otimização de tais políticas passa, entre outros aspectos, pela construção e o desenvolvimento de conhecimentos que fundamentam sua concepção e implantação. O Cientista Chefe da Cultura é um programa que, congregando cientistas e pesquisadores de várias áreas do saber, convida a expertise acadêmico-científica a analisar e pensar o campo da cultura e as políticas culturais com a finalidade de produzir estratégias inovadoras de promoção da inclusão social. Para tanto, a prospecção e análise de dados quantitativos e qualitativos relativos ao campo das artes e da cultura torna-se um fator imprescindível. O Cientista Chefe da Cultura representa, assim, um esforço não só no sentido de desenvolver conhecimento relativo a esse campo, mas também na perspectiva da proposição de princípios e estratégias inovadoras de ação que concorram para sua finalidade principal, que é, por meio das políticas culturais, promover a inclusão social.”

Objetivos e entregas do Cientista Chefe da Cultura

O Projeto Cultura, Inovação e Inclusão Social no Ceará propõe a entrega final de três macro produtos principais: 1) Plataforma Cultura Ceará: integrando dados, informações e indicadores da cultura no Ceará; 2) Programa de Inovação e Inclusão Sociocultural e 3) Modelo de Avaliação das ações e políticas culturais no Ceará; cada dos quais é constituído de outros produtos intermediários cujas entregas serão feitas em momentos distintos do cronograma. Esses três entregáveis constituirão um modelo de intervenção inovadora da política e gestão pública da Cultura no Ceará, aplicável também ao Terceiro Setor, que será apresentado acompanhado de um tutorial, com indicação das ações de fomento de projetos que atuem de forma concomitante com os vetores da cidadania cultural, da prevenção da exclusão e de resgate de segmentos da população em situação de vulnerabilidade social.

O Cientista Chefe

Com a criação do Programa Cientista Chefe, a Secult Ceará estabeleceu contato com a presidência da Funcap objetivando o desenvolvimento de um projeto da Secretaria da Cultura com vistas à produção de conhecimento por meio da inovação como elementos para tomada de decisão no aperfeiçoamento das políticas públicas de cultura em nosso estado. Nesses termos, o secretário Fabiano Piúba convidou o professor Custódio Almeida, Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, para coordenar, como Cientista-Chefe, o projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O professor Custódio Luís Silva de Almeida (Pesquisador – Cientista Chefe) é graduado em Computação pela Universidade Federal do Ceará (UFC), graduado em Filosofia pela Universidade Estadual do Ceará (Uece), possui mestrado em Sociologia pela UFC e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Federal do Ceará, tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Hermenêutica e Dialética, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia, Educação, Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica. Entre os vários cargos de gestão administrativa que assumiu na UFC estão o de Diretor do Instituto de Cultura e Arte – ICA (2008-2011) e o de Pró-Reitor de Graduação (2007-2015). Foi, ainda, presidente do Colégio de Pró-Reitores de Graduação das Universidades Federais da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – ANDIFES (2013-2015) e Vice-Reitor da Universidade Federal do Ceará (2015-2019). É membro-conselheiro do Conselho Estadual de Educação do Ceará e presidente da Câmara de Educação Superior e Profissional do referido Conselho, desde 26 de janeiro de 2017. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Filosofia, do Instituto de Cultura e Arte da UFC (ICA-UFC), é também professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ecologia e Recursos Naturais (UFC) e professor-colaborador do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem (UFC).

I Seminário Público do Projeto Cientista Chefe da Cultura

Manhã (9h às 12h)

9h – Abertura
Custódio Almeida – Cientista Chefe da Cultura
Tarcísio Cavalcante Pequeno – Presidente da Funcap
Inácio Arruda – Secretário de Ciência e Tecnologia e Educação Superior do Ceará
Fabiano dos Santos Piúba – Secretário da Cultura do Ceará
9h30min – Palestra: Cultura, Inovação e Inclusão Social
Alemberg Quindins – Fundação Casa Grande – Nova Olinda – CE
10h30min – Debate com Fabiano Piúba e Custódio Almeida

Tarde (14h às 18h45min)

Primeira Mesa: 14h-15h15min
Conhecer para atuar: dados para inclusão no campo da cultura
Coordenação: Gecíola Fonseca – Instituto Dragão do Mar – IDM
Expositores: Miguel Franklin de Castro – Pesquisador do Projeto / Computação – UFC
José Carlos Lázaro – Pesquisador do Projeto / Administração – UFC

Segunda Mesa:15h20min – 17h10min
A Cultura entre a História, a Antropologia e o Direito: nas trilhas da inclusão social.
Coordenação: Lílian Lustosa – Secult-CE
Expositores:
Leandro Bulhões – Pesquisador do Projeto / História – UFC
Alexandre Vale – Pesquisador do Projeto / Antropologia – UFC
Gretha Maia – Pesquisadora do Projeto / Direito – UFC
Comentarista: Mariana Braga Teixeira – Secretária Executiva de Planejamento e Gestão Interna – Secult-CE

Terceira Mesa:17h20min – 18h40min
Sobre as Políticas Socioculturais e o Financiamento da Cultura
Coordenação: Luísa Cela – Secult-CE
Expositores: Alexandre Barbalho – Pesquisador do Projeto / História – UECE
Ivânio Azevedo – Pesquisador do Projeto / Filosofia – UFCA

Programa Cientista Chefe

O programa tem como objetivo unir o meio acadêmico e a gestão pública. Através dele, equipes de pesquisadores estão trabalhando nas secretarias ou órgãos mais estratégicos do Governo do Ceará para identificar soluções de ciência, tecnologia e inovação que possam ser implantadas para melhorar os serviços e, desta forma, dar mais qualidade de vida para a população.

Os projetos e as equipes de pesquisadores são definidos a partir das demandas de órgãos do Governo do Ceará. Cada equipe é coordenada por um cientista chefe cuja escolha ou indicação segue critérios como produção científica, formação e ligação com núcleos de pesquisa de alto nível (segundo a classificação realizada pela Capes para especificar os cursos de excelência em todo o país) de instituições cearenses. Outro requisito é que a área científica de atuação do pesquisador tenha relação com a atuação do órgão estadual a ser beneficiado com o programa.