Centro de Referência sobre Drogas facilita acesso aos serviços de saúde a usuários de álcool e outras drogas

21 de setembro de 2021 - 16:05 # # # # # #

Ascom SPS - Texto e Fotos

Pessoas em situação de rua e usuários de álcool e outras drogas e familiares, residentes do Bairro Papicu, estão recebendo atendimento médico e psicológico, em seus próprios territórios e na sede do Centro de Formação e Inclusão Socioprodutiva (Cefisp), em Fortaleza. A iniciativa é uma parceria do Centro de Referência sobre Drogas (CRD), equipamento da Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS), com a Unidade Básica de Saúde da Cidade 2000.

As consultas são realizadas por uma equipe médica da UBS, às segundas e quintas-feiras, das 8h às 12h, e acontecem tanto no Cefisp, como nos próprios territórios, ruas e praças públicas, a partir de visitas e busca-ativa realizadas pelas profissionais do Centro.

A ação é coordenada pela Secretaria-Executiva de Políticas sobre Drogas da SPS. “A assistência social e de saúde à população de rua e a usuários de álcool e outras drogas é mais uma ação que busca atender e acolher esse público, pessoas fragilizadas e em condições de vulnerabilidade social”, destaca a secretária-executiva de Políticas sobre Drogas, Rachel Marques.

Realizadas as consultas, os pacientes podem, quando necessário, ser encaminhados à realização de exames laboratoriais, psicológicos e até internação. O objetivo do CRD é construir estratégias e parcerias para atendimento em vários territórios de Fortaleza.

“Pessoas em situação de rua e usuários de drogas, em geral, estão com a capacidade de autocuidado prejudicada, necessitam de apoio para aprender ou retomar a autonomia. Seus familiares também sofrem muito diante da incapacidade de auxiliar nessa reorganização, principalmente quando o vício ou algum transtorno psicológico os isolam da família. A prevenção e a redução de danos são pilares desse projeto com o CRD e a SPS”, acrescenta o médico do Programa Saúde da Família (PSF) e parceiro da ação, Davi Lima Nogueira.

Serviços

O Centro de Referência sobre Drogas está situado à Rua Valdetário Mota, 970 – Papicu, Fortaleza. Contatos pelos telefones: (85) 3101-2722, (85) 3101-2730 ou (85) 3101-2731.