MAC Dragão e MCC participam da 15ª Primavera dos Museus entre 21 e 26 de setembro

21 de setembro de 2021 - 14:09 # # # #

Luciana Vasconcelos - Ascom Dragão do Mar Texto

Anualmente realizada no mês de setembro, sob coordenação do Instituto Brasileiro de Museus – IBRAM, a Primavera dos Museus chega à 15ª edição unindo instituições museológicas do Brasil, durante uma semana, em torno de atividades para todos os públicos. Em 2021, o Museu da Cultura Cearense e o Museu de Arte Contemporânea do Ceará, equipamentos da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que integram o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, complexo cultural gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, compõem a programação do dia 21 ao dia 26. Neste ano, a semana tem como tema “Museus – perdas e recomeços”, com vistas à reflexão sobre a situação dos museus neste contexto prolongado de pandemia. As programações poderão ser acompanhadas nos canais do Dragão e da Secult-CE ou nas redes sociais dos próprios Museus.

Na terça-feira (21), a partir das 13h30, o Museu da Cultura Cearense (MCC), por meio do Núcleo Educativo, realizará mais um encontro virtual voltado para professores e estudantes do ensino regular, promovendo um diálogo entre o acervo da exposição Vaqueiros e as produções e intervenções sociais dos Mestres da Cultura Dina Martins e Espedito Seleiro. Mediadoras: A ação educativa será mediada pelas educadoras do MCC Thaís Freitas, Mirella Mirla e Júlia Fekete. Interessados podem se inscrever via formulário online bit.ly/MVEonline e acompanhar a ação em plataforma fechada para inscritos.

Também na terça-feira (21), em parceria com o programa Cinema nas Redes, da MPC Filmes, o MCC realizará um debate virtual a partir do curta-metragem “Carne”, premiado documentário de Camila Kater. Com mediação da educadora Ana Paula Braga, a também educadora Renata Frota e os professores, pesquisadores, artistas e ativistas Paulo Belim, Alexsandra dos Santos Barbosa e Daniele Teotônio discutirão questões em torno da discriminação, do apagamento e da violência do corpo da mulher, bem como a importância da sua presença e representação na arte e na educação.

Por meio do projeto Acesso, o MCC também realizará duas lives com pessoas surdas para debater o tema “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas”. Na quarta (22), às 18h, no canal da Secult no YouTube, a professora, educadora, produtora em eventos acessíveis, contadora de histórias, e tradutora/intérprete Lara Gomes e o arte educador e professor Cleyton Santos conversarão sobre suas experiências pessoais, acadêmicas e profissionais. Na quinta (23), no mesmo horário e local, Cleyton Santos recebe Matheus Oliveira, estudante de Medicina na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), para um bate-papo sobre as suas vivências na universidade pública.

Para o final de semana, além das ações virtuais, o MCC traz ações presenciais. Na sexta-feira (24), a partir das 18h30, em plataforma fechada para inscritos, será realizada outra edição do projeto Museu vai à Escola (online), que desta vez terá como temática “Manifestações culturais tradicionais cearenses – continuidade dos fazeres e transmissão de saberes”. Mediada pelo educador Amadeu Batista, a atividade contará com a participação de alunos do Instituto Federal de Ciência, Educação e Tecnologia do Ceará. No sábado (25) e no domingo (26), a partir das 14h, o Museu realizará visitas mediadas à exposição Vaqueiros. Para participar, basta efetuar inscrição por meio do link bit.ly/visitamediadavaqueiros.

No sábado (25), a partir das 14h30, no Instagram do MAC Dragão (@macdragao), a educadora Andrea Dalveroni ministrará a oficina “A Tridimensionalidade das Memórias”. Inspirada na obra Sem Título, de 1936, presente na exposição ‘Um Atlas Para Hélio Rôla’, no MAC Dragão, a facilitadora convida o público a unir suas memórias e objetos afetivos à prática experimental artística.

No domingo (26), a partir das 16h, o MAC Dragão realizará no seu Instagram a live “Relatos de Arte-Educadores do MAC: Recomeços e Adaptações”. Andrea Dalveroni, Antonio Jarbas, Ka Moreira e Gabriel Ferreira se encontram na plataforma virtual para compartilhar suas experiências durante o estágio no Museu.

Programação

21 de setembro (terça-feira)

13h30 – [MCC] Projeto Museu vai à Escola (online) – “Mestres e mestras na exposição Vaqueiros”
Em plataforma fechada para inscritos

18h – [MCC] Cine Debate do Filme “Carne”, com o tema “O corpo da mulher e suas representações”.
No YouTube da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
Classificação: 12 anos

22 de setembro (quarta-feira)

18h – [MCC] Live “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas”, com Lara Gomes e Cleyton Santos
No YouTube da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
Oficina em Libras com tradução em Português

23 de setembro (quinta-feira)

18h – [MCC] Live “Vivendo De Lutas: Direito, Visibilidade e Expressão nas Comunidades Surdas”, com Matheus Oliveira e Cleyton Santos
No YouTube da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov)
Oficina em Libras com tradução em Português

24 de setembro (sexta-feira)

18h30 – [MCC] Projeto Museu vai à Escola (online) – “Manifestações culturais tradicionais cearenses – continuidade dos fazeres e transmissão de saberes”
Em plataforma fechada para inscritos

25 de setembro (sábado)

14h – [MCC] Visita mediada à exposição “Vaqueiros”
Atividade presencial – vagas limitadas para inscritos. 18 vagas. Livre

14h30 – [MAC] Oficina “A Tridimensionalidade das Memórias”
No Instagram @macdragao

26 de setembro (domingo)

14h – [MCC] Visita mediada à exposição “Vaqueiros”
Atividade presencial – vagas limitadas para inscritos. 18 vagas. Livre

16h – [MAC] Live Relatos de Arte-Educadores do MAC: Recomeços e Adaptações
No Instagram @macdragao. 14 anos.

Serviço: Programação dos Museus do Dragão do Mar na 15ª Primavera dos Museus – “Museus – perdas e recomeços”.
Data: De 21 a 26 de setembro de 2021
Ações virtuais no canal da Secult-CE (youtube.com/SecultCearaGov), em plataforma fechada para inscritos e no Instagram @macdragao
Visitas presenciais à Exposição Vaqueiros com mediação no Museu da Cultura Cearense