“Percurso Instalativo Sonoro”: Eric Barbosa ministra oficina presencial e gratuita no foyer do Theatro José de Alencar

21 de setembro de 2021 - 15:37 # # # #

Ascom TJA

Com 20 vagas ofertadas, a atividade de Iniciação em Arte Sonora acontece nos dias 27, 28 e 30 de setembro, 4 e 5 de outubro

O Theatro José de Alencar (TJA), equipamento da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), recebe inscrições para a oficina “Percurso Instalativo Sonoro: Iniciação em Arte Sonora”, que será ministrada pelo educador e artista multimídia Eric Barbosa nos dias 27, 28 e 30 de setembro; 4 e 5 de outubro, das 15h às 18h, de forma presencial no foyer do TJA (rua Liberato Barroso, 525 – Centro).

Gratuita, a atividade ofertará 20 vagas, sendo destinada especialmente a artistes das linguagens performance, artes cênicas, dança, música, artes visuais e o público da educação, pedagogos(as) e arte-educadores(as). A metodologia consiste em estudos, vídeos, temáticas e de enunciações e narrativas sonoras e referenciais das formas de construção sonora e dos sons.

A ideia, segundo Eric Barbosa, é “realizar um processo imersivo sonoro no que tange os conceitos de intervenção, instalação e exposição – fundamentando esta formação em conceitos de site-specific, arte sonora, improvisação livre, arte-ruído, sistemas imersivos, soundtrification e performance sonora-espaciais”.

A oficina “Percurso Instalativo Sonoro: Iniciação em Arte Sonora” é uma realização do Theatro José de Alencar e Abrigo – Plataforma Criativa em Ciência, Arte, Educação, Ecologia, Direitos Humanos e Tecnologia, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Artes da UFC (PPGARTES) e parcerias do Curso de Música e Pró-Reitoria de Extensão Universitária (ProEx), ambos da Universidade Estadual do Ceará (Uece).

O formulário de inscrição pode ser acessado pelo link, que também está na bio do perfil do Theatro José de Alencar no Instagram.

Sobre o ministrante

Eric Barbosa é compositor, produtor, educador e artista multimídia. Sua produção artística transita por linguagens, como: música, performance, dança, arte sonora, audiovisual, artes visuais, novas tecnologias e inter-cruzamentos com músicas de terreiro a exemplo, com o projeto “Ode ao Mar Atlântico”.

Desenvolve e atua em projetos, como ADSR, Sampleologia, Artesania Sonora, Gambiarra Tecnológica Solidária, Larten – Laboratório de Arte Espectro Neural, Circuito Latino Americano Colaboratorio de Performance, Imagem e Arte Sonora e Percurso Instalativo Sonoro – importantes plataformas de criação que já circularam por cidades brasileiras e outros países.

Possui 20 álbuns digitais lançados, assim como uma constante produção em trilhas sonoras de espetáculos de dança, performance, audiovisual, produções em videoarte e instalação. Já desenvolveu trabalhos artísticos com Roland Bücher (Suiça), Kiko Dinuci (BRA) , Paal Nilssen-Love (Noruega), Uirá dos Reis (BRA), Fernando Catatau (BRA), Wellington Gadelha (BRA), EdBrass Brasil (BRA), Marina Mapurunga (BRA), Arto Lindsay (EUA), Yasmim Salvador (BRA), Bella (BRA) e Vivi Rocha (BRA), entre outros.

Realiza e desenvolve ainda projetos e metodologias de ensino para organizações sociais, residências artísticas, mostras de artes, associações, companhias artísticas e coletivos culturais na América Latina. Co-fundador da Trincheira Residência e Sala Vazia Residência (plataformas de criação e residências artísticas). Atualmente, realiza projetos na Abrigo Plataforma – espaço criativo em arte, ecologia, tecnologia, ciência e direitos humanos.