Missão Sentinela: projeto educativo promove importância da segurança do paciente entre profissionais do HGF

27 de setembro de 2021 - 13:49 # # # # #

Felipe Martins - Ascom HGF - Texto e fotos

Em uma das atividades, as equipes participam de um quiz de perguntas e respostas no auditório da unidade

“Cada um fazendo a sua parte, todos ficamos mais seguros”. Este é o tema da segunda edição do projeto Missão Sentinela, que ocorre durante todo o mês de setembro no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A ação, realizada em parceria entre o Núcleo de Segurança do Paciente e Qualidade Hospitalar (NSPQH) e a Gerência de Risco Sanitário Hospitalar (GRSH) do hospital, tem como objetivo promover aprendizado sobre ações de qualidade e segurança do paciente entre os colaboradores da unidade.

Em forma de gincana, o evento ocorre durante as quartas-feiras do mês, com equipes formadas por profissionais de todos os setores do HGF. A cada semana, os participantes somam pontos de acordo com a realização das atividades. No encerramento da programação, as três equipes com maior pontuação serão premiadas com certificado de honra ao mérito e um eletrodoméstico, fruto de doação, que será encaminhado para o setor.

“A ideia da gincana é estimular a prática e tornar mais dinâmico o processo de aprendizagem”, explica a coordenadora do NSPQH do HGF, Araguacy Rebouças. O modelo, ela pontua, segue a experiência exitosa da primeira edição, em setembro de 2020. “Muitas equipes vinham até a nossa sala para perguntar, tirar dúvidas sobre os temas, então a gente sabe que eles realmente aprenderam”, reforça a coordenadora da GRSH do HGF, Talita Pimentel.

Entre os temas abordados durante as atividades, estão identificação correta do paciente, comunicação eficiente (entre profissionais e entre profissionais e pacientes), prescrição segura, uso e administração de medicamentos, procedimento cirúrgico seguro e diminuição do risco de quedas.

A cerimônia de abertura das atividades contou com apresentação do grupo circense Laguz

“Desde a forma como me fez estudar a segurança do paciente de uma maneira mais interativa até a forma como tem nos unido como equipe, tenho achado tudo muito interessante”, avalia a fonoaudióloga Gerusa Oliveira, que participa do projeto pela primeira vez. Ela faz parte da equipe das Alas I e J, enfermarias do hospital. “Nossa estratégia tem sido exatamente esta: utilizar do lúdico para ampliar nossa capacidade de comunicação e cooperação”, continua.

Consolidação de cultura

Para o diretor-geral do HGF, Daniel de Holanda Araújo, o grande mérito do projeto é a consolidação da cultura de segurança no hospital. “Todos ganham com esse fortalecimento; os profissionais, que conseguem garantir uma assistência de mais qualidade; a gestão, do ponto de vista administrativo, que consegue otimizar processos e economizar custos para investir em outras áreas; e, claro, o paciente, de forma fundamental”, pontua.

Uma das principais finalidades do projeto Missão Sentinela é incentivar os profissionais a realizar notificação de eventos adversos. “A notificação deve ser feita quando se percebe algum erro de procedimento, mesmo que não haja, naquele momento, qualquer repercussão para o paciente”, explica Araguacy Rebouças. Os dados registrados e relatados na ficha de notificação são sigilosos e de caráter não punitivo. “Esse engajamento é essencial para promover a qualidade do nosso serviço”, afirma.