Cinema do Dragão exibe quatro curtas-metragens a partir desta quarta-feira (27)

27 de outubro de 2021 - 11:54 # # # #

Luciana Lima Vasconcelos - Ascom Centro Dragão do Mar

Com a temática “Corpo Território”, a quinta edição do programa de difusão “Sessão Circular” apresenta filmes de quatro estados brasileiros. Os curtas ficarão disponíveis no YouTube do Dragão por 48 horas.

Equipamento do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura vinculado à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) e gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar, o Cinema do Dragão lança, nesta quarta-feira (27), a quinta edição do programa “Sessão Circular”. Com o tema “Corpo Território”, a mostra apresenta quatro curtas-metragens de quatro estados brasileiros (Santa Catarina, Minas Gerais, Pernambuco e Bahia) que se organizam em torno de uma presença autoconsciente de corpos dissidentes na sua eterna busca de firmarem-se nos territórios nos quais habitam, seja na periferia, seja no centro.

Disponíveis a partir das 12h, no YouTube no Dragão, estreiam ‘Pele manchada’ (de Victor Mota), ‘Inabitável’ (de Enock Carvalho e Matheus Farias), ‘Videomemória’ (de Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito) e ‘Morte Branca do Feiticeiro Negro’ (de Rodrigo Ribeiro). Os filmes permanecerão em cartaz por 48 horas após a estreia.

Os Filmes

A Morte Branca do Feiticeiro Negro
Sinopse: Memórias do passado escravista brasileiro transbordam em paisagens etéreas e ruídos angustiantes. Através de um poético ensaio visual, uma reflexão sobre silenciamento e invisibilização do povo preto em diáspora, numa jornada íntima e sensorial. Vencedor do Candango de Melhor Direção e Prêmio Canal Brasil de Curtas no 53º Festival de Brasília.
Direção: Rodrigo Ribeiro
Ano: 2020
UF: Santa Catarina
Duração: 11 min
Classificação Indicativa: 16 anos

Inabitável

Sinopse: Pouco antes da pandemia, o mundo experimenta um fenômeno nunca antes visto. Marilene procura por sua filha Roberta, uma mulher trans que está desaparecida. Enquanto corre contra o tempo, ela descobre uma esperança para o futuro. Seleção Oficial do Festival de Sundance 2021.
Direção, roteiro e produção: Matheus Farias e Enock Carvalho
Ano: 2020
Estado: Pernambuco (PE)
Duração: 20min 06seg
Classificação indicativa: 10 anos
Elenco: Luciana Souza, Sophia William, Erlene Melo, Eduarda Lemos, Laís Vieira, Carlos Eduardo Ferraz e Val Júnior.
Empresa Produtora: Gatopardo Filmes

 

 

Pele Manchada
Sinopse: Decidi visitar a casa da minha vó na quarentena.
Direção, performance e montagem: Victor Mota
Ano: 2020
Estado: Bahia
Duração: 6min 28seg
Classificação indicativa: 14 anos
Voz: Sônia Alves
Trilha Sonora: Sabor de Mel – Damares, A tua Sina – Pixinguinha, Clementina de Jesus e João da Baiana e Xirê D’Oxum Nação Angola.
Participação: Gerson Mota, Vanildes Alves, Pedro Mota e Família Alves Oliveira.
Exibido no 7° Festival de Cinema Baiano – FECIBA, Bahia; 1ª Mostra de Cinema Negro Pilão – João Pessoa, Paraíba; 6° Festival Cine Tamoio em São Gonçalo – Rio de Janeiro; 1° Tela Curta Cachoeiro, em Cachoeiro do Itapemirim, Espírito Santo; Lâmina – Mostra Audiovisual Preta – Vitória, Espírito Santo; 1ª Mostra Cipó – Cinemas Possíveis, em Belo Horizonte – Minas Gerais; Exposição Virtual Janela da Distopia em Minas Gerais; Rastro – Festival de Cinema Documentário, Brasília-DF; Mostra Prestes a Fulminar, plataforma Embaúba Play, todos em 2021.

 

 

Videomemória
Sinopse: O tempo passa como um cigarro fumado à noite, quando através de sua fumaça vejo cada imagem daqueles dias que ainda lembro para sorrindo chorar nossas glórias.
Direção: Aiano Bemfica e Pedro Maia de Brito
Ano: 2020
Estado: Minas Gerais
Duração: 23min

Serviço:

Cinema do Dragão apresenta Sessão Circular – Programa #5 – “Corpo Território”
Período: Dias 27 e 28 de outubro de 2021
Horário: 12h
Local: YouTube do Dragão do Mar
Programação gratuita
Classificações diversas
Disponível por 48 horas