Sobrado Dr. José Lourenço lança exposição “Tramas do Feminino” neste sábado (6)

5 de novembro de 2021 - 13:38 # # # #

Ascom Sobrado Dr. José Lourenço - Texto

Reunindo mais de 20 artistas mulheres do Nordeste e com curadoria de Marcus Lontra, a exposição gratuita apresenta uma linguagem inovadora e sensível, desenvolvida por mulheres na arte brasileira

Novembro chega com o lançamento da segunda exposição, após reabertura no segundo semestre, do Sobrado Dr. José Lourenço, equipamento cultural da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), neste sábado (6), às 10h. Com artistas do interior, residentes e da capital do Ceará, “Tramas do Feminino” reúne também artistas da Paraíba, Piauí, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Alagoas e Bahia, ressaltando a coragem, força e criatividade da mulher brasileira. O centro cultural abre as portas ao público às 10h, e às 11h realiza uma visita mediada pelo curador Marcus Lontra para artistas presentes e pessoas interessadas. O uso de máscaras é obrigatório e a visitação gratuita segue aberta até as 13h, com acesso até 12h30 e intérpretes de Libras disponíveis no dia.

Nesta nova exposição, o Sobrado Dr. José Lourenço convida o público a perceber o mundo pelo olhar (e além dele) sensível e criativo destas artistas que deixaram seus nomes na história da arte contemporânea brasileira. “Tramas do Feminino tem um viés histórico e fortalece ainda mais o Sobrado como lugar de fala de mulheres, de gerações distintas, que nos instigam com sua potência, vanguarda e diversidade estética. Uma irrupção de cores, formas e sentimentos”, completa a diretora do Sobrado Dr. José Lourenço, Germana Vitoriano.

A curadoria de “Tramas do Feminino” é assinada pelo carioca Marcus Lontra que reforça que “no Brasil, a força feminina se impõe como ferramenta de transformação social e econômica. É correto afirmar que nos principais momentos de transformação estética, a força da mulher foi a principal responsável pela afirmação de conceitos e propostas inovadoras, seja na formação do modernismo, seja na construção de propostas estéticas que estruturam o pensamento contemporâneo”.

Tramas do Feminino

Entre as mais de 20 mulheres que montam essa sensível e criativa trama artística na exposição, estão nomes como o da arquiteta e designer pernambucana Janete Costa, as artistas visuais Ise Araújo, Nice Firmeza e Waléria Américo, que retorna agora ao Sobrado como artista, após ter assinado a curadoria da exposição anterior, “Rarefeito”. A cearense Heloysa Juaçaba e a baiana Maria Adair são pintoras, desenhistas e gravadoras que também somam a essa trama criativa, assim como a pintora e restauradora paraibana Marlene Almeida. Além de professora, Cláudia Sampaio é artista plástica e faz parte da exposição. Com experiência como gestora pública em Recife, Tereza Costa Rego é representante do figurativismo pernambucano e artista plástica, assim como a cearense Sabyne Cavalcanti. Do Piauí, Fátima Campos explorou a pintura, assim como a alagoana Maria Amélia Vieira. E de Várzea Alegre, no interior do Ceará, Lidia Babinski conquista com suas bonecas de pano e aquarelas.

Conheça todas as 14 artistas envolvidas em “Tramas do Feminino”

Claudia Sampaio (Fortaleza, CE)
Fátima Campos (União, PI)
Heloysa Juaçaba (Guaramiranga, CE)
Ise Araújo (São Paulo, SP)
Janete Costa (Garanhuns, PE)
Lídia Babinski (Várzea Alegre, CE)
Maria Adair (Itiruçu, BA)
Maria Amélia Vieira (Maceió, AL)
Maria do Santíssimo (São Vicente, RN)
Marlene Almeida (Bananeiras, PB)
Nice Firmeza (Aracati, CE)
Sabyne Cavalcanti (Fortaleza,CE)
Tereza Costa Rego (Recife, PE)
Waléria Américo (Fortaleza, CE)

No ambiente que recebe Janete Costa, encontramos uma trama artística com diversas mulheres artesãs do interior do Ceará. Ela acreditava na arquitetura como forma de promover uma transformação sociocultural e exaltava o artesanato brasileiro colocando-o lado a lado de movimentos culturais como o art noveau e o art déco. Sendo assim, encontramos talentos de Juazeiro do Norte, Jaguaribe e Ipu, do interior cearense.

Artistas do ambiente Janete Costa, conheça as seis artistas e associação:

ADADA – Associação das Artesãs de Alegria (Ipu/CE)
Maria Assunção Gonçalves (Juazeiro do Norte, CE)
Maria Perpetua Martins (Jaguaribe, CE)
Dona Helen (Juazeiro do Norte, CE)
Francisca Lopes (Juazeiro do Norte, CE)
Maria de Lourdes Cândido Monteiro (Juazeiro do Norte, CE)
Cícera Lira (Juazeiro do Norte, CE)

Farol das Artes

A exposição “Tramas do Feminino” integra a programação cultural do Farol das Artes, projeto resultado da gestão compartilhada do Sobrado Dr. José Lourenço com o Instituto Sérvulo Esmeraldo em 2021, que tem 2 eixos curatoriais importantes: um deles é a poética em torno da noção de mulher que atualiza, discute, subverte e reconfigura o campo simbólico do feminino; o outro é a produção artística de mulheres nordestinas que contribuíram de maneira destacada no desenvolvimento regional e nacional, ressaltando suas sensibilidades específicas que determinaram caminhos para a ação contemporânea.

Serviço

Lançamento da exposição “Tramas do Feminino”

Sobrado Dr. José Lourenço
6 de novembro, sábado, 10h às 13h – gratuita
Rua Major Facundo, 154 – Centro, Fortaleza/CE
Acesso até 12h30 para visitação
Acesso organizado para atender aos protocolos de segurança e saúde
Instagram @sobrado154

Visitação à exposição “Tramas do Feminino” após o lançamento
6 de novembro de 2021 a 12 de fevereiro de 2022
De terça a sexta das 9h às 16h (acesso até as 15h30) e sábado das 9h às 13h (acesso até as 12h30)