Governo do Ceará e Prefeitura de Fortaleza inauguram areninha de número 90 da Capital no bairro Jardim Iracema

8 de novembro de 2021 - 20:15 # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil Texto
Tatiana Fortes Fotos

Em evento com a presença do governador do Ceará, Camilo Santana, e o prefeito de Fortaleza, José Sarto, mais uma areninha foi entregue através do programa Juntos por Fortaleza. Desta feita no bairro Jardim Iracema, que esteve em festa com a inauguração.

Com este equipamento já são 242 campos society em todo o Estado, sendo 152 construídos no Interior e 90 na Capital cearense.

“O programa das areninhas tem vários objetivos, além de criar um espaço maravilhoso de esporte, equipado com o que há de melhor. Temos a escolinha de futebol, para descobrir talentos, mas que também gera o lazer e o encontro das famílias, além de movimentar a economia no seu entorno. É um projeto de cidadania, que tira as crianças das ruas, que melhora seu rendimento na escola. E essa areninha do Jardim Iracema é mais um equipamento vindo através da parceria de governo e prefeitura, e quem ganha é a população de Fortaleza”, ressaltou o governador do Ceará, Camilo Santana.

Agora, o Ceará chega a 242 campos de grama sintética implantados pelo poder público. São 152 construídos pelo governo estadual no Interior e outros 90 instalados na Capital, através de parceria com a Prefeitura de Fortaleza.

“Cada centímetro de grama aqui tem uma parcela do amor, do suor e da dedicação de todos os presentes nessa inauguração. Estamos aqui para celebrar uma parceria com o Governo do Ceará, no Juntos por Fortaleza, em mais uma areninha que agora é do Jardim Iracema, zelem que esse equipamento é de vocês”, apontou o prefeito de Fortaleza, José Sarto.

As areninhas são equipamentos multifuncionais em formato de campo de jogo society com grama sintética, alambrados e rede, vestiários com banheiros, acessos pavimentados e torres de iluminação. O equipamento inaugurado nesta segunda-feira (8) representa um investimento de R$ 1.268.378,90.

Cada Areninha é resultado de parceria entre Governo do Ceará e prefeituras municipais. Através de orçamentos de secretarias como a do Esporte e Juventude (Sejuv), a Superintendência de Obras Públicas (SOP) executa a construção. Cabe a cada prefeitura indicar e doar o terreno para a construção do campo.

As areninhas incentivam uma vida mais saudável, fomentam a economia local e fortalecem a segurança, com espaços públicos ocupados e iluminados. Após concluído e inaugurado, o equipamento passa aos cuidados da gestão municipal, com suporte da Sejuv.

Mais 58 Areninhas estão em vias de serem inauguradas, 20 estão em obras, e outras 300 em processo de licitação ou contratação.

Ex-jogador profissional, Nascélio Oliveira mora praticamente muro com muro com a Areninha, e sua relação com esse campo é mais do que apenas ser vizinho do equipamento. “Vivo dentro desse campo há mais de 50 anos. Eu fui jogador e meu filho, o Fernando Wellington, foi criado aqui nesse campo também. Ele foi goleiro na Seleção Brasileira Sub-17 e Sub-20, jogou quase uma década no Internacional. Ver esse campo tão lindo é uma realização, eu lutei muito para esse projeto sair da terra para um campo lindo como o de hoje. Valeu a pena lutar por algo que vai ficar para outras gerações. E o mais importante dessa campo aqui é o social, tirar as crianças da rua, dar educação e cidadania através do esporte. Temos uma base aqui de 160 alunos já, e queremos passar de 200 em nossas escolinhas”, disse, orgulhoso.

Histórico

Os primeiros equipamentos implantados contemplavam os municípios de médio e grande porte com maior número de jovens em zona urbana, de acordo com o Censo Demográfico 2010. As arenas são compostas de campo society com grama sintética, vestiários com banheiro, acessos pavimentados, calçada com piso intertravado, torres de iluminação, alambrado e rede, bancos de reserva e depósito para materiais esportivos.

Após o lançamento do projeto Areninhas do Interior, foi lançada a segunda etapa do programa para contemplar municípios com população inferior a 50 mil habitantes.

A elaboração dos projetos técnicos de Engenharia e Arquitetura para construção das areninhas é de responsabilidade da Superintendência de Obras Públicas (SOP), órgão vinculado à Secretaria das Cidades (SCidades). A SOP ainda faz o acompanhamento e fiscaliza as obras de cada areninha construída.

Concluídas as etapas de obra, estes equipamentos esportivos são entregues para gestão de comitês municipais formados pelas prefeituras e representantes das comunidades locais, ao passo que a Secretaria do Esporte e Juventude (Sejuv) fica a cargo de implementar políticas públicas de incentivo ao esporte e lazer nas arenas.

A volta do campeonato

Além da importância social das areninhas, o governador também pontuou que todas as cidades do Ceará hoje possuem pelo menos uma unidade, e anunciou a volta do campeonato das areninhas. “Já estamos com quase 250 areninhas em todo o Estado, e vamos ter mais 300 novas areninhas por todo o Ceará. E mais, o campeonato das areninhas, que tivemos em conjunto com a gestão do prefeito Roberto Claudio, vai voltar na gestão do Sarto”, finalizou Camilo Santana.

Presentes ao evento

Estiveram presentes na inauguração o secretário de Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, o secretário-chefe da Casa Civil, Chagas Vieira, e a secretária especial do governador, Janaína Farias. Os deputados estaduais Walter Cavalcante, Tim Gommes, Acrísio Sena, Sérgio Aguiar, e Fábio Galvão. Os vereadores Léo Couto, Ana Paula, Kátia Rodrigues, Michel Lins, Wellington Sabóia, Ana do Aracapé, Lúcio Bruno, Ronivaldo Maia, Dr. Vicente, Estrela Barros e Germano He-Man, além do coordenador de articulação política de Fortaleza, Elpídio Moreira, e demais autoridades presentes.