Seplag, vinculadas e CGE assinam acordo de cooperação para implantação do SUITE

10 de novembro de 2021 - 09:57 # # #

Dháfine Mazza - Ascom Seplag Texto
Dennis Moraes - Ascom Seplag Fotos

Transparência, segurança e agilidade nas respostas ao cidadão e nos processos institucionais são apenas alguns dos benefícios do Sistema Único Integrado de Tramitação Eletrônica (SUITE), que está sendo implantado pelo Governo do Ceará nas secretarias e órgãos da administração pública estadual. Na segunda-feira (8), com o objetivo de ampliar a implantação do SUITE nas secretarias e órgãos do Governo do Ceará, a Secretaria do Planejamento e Gestão (Seplag), responsável pelo desenvolvimento do sistema, assinou acordo de cooperação técnica com a Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) e com as vinculadas Escola de Gestão Pública (EGP), Instituto de Pesquisa e Estratégia Econômica do Ceará (Ipece), Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Instituto de Saúde dos Servidores do Estado do Ceará (Issec), Cearaprev e CE-Prevcom. A expectativa é que todas as secretarias e órgãos estaduais implantem o SUITE até o fim do próximo ano.

Na abertura da solenidade de assinatura dos acordos, que ocorreu no auditório da Seplag, o secretário do Planejamento e Gestão (respondendo), Flávio Ataliba, destacou que o SUITE é um dos produtos desenvolvidos no âmbito do Programa Ceará Mais Digital, cujo objetivo é modernizar o Estado e os serviços prestados à população. “O SUITE elimina o uso de papel e confere mais rapidez, transparência e segurança à tramitação de processos. Esse sistema já está sendo utilizado pela Seplag e, neste mês, começou a ser implantado na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedet). Agora, com a assinatura dos acordos de cooperação com as vinculadas da Seplag e a CGE, damos continuidade ao trabalho de implantação do SUITE em todas as secretarias e órgãos do Governo do Ceará. A estimativa é que a implantação do SUITE gere uma economia aos cofres públicos do Estado de aproximadamente R$ 300 milhões em oito anos”, afirmou.

Além do secretário Flávio Ataliba, também participaram da mesa de abertura da solenidade os secretários executivos da Seplag Adriano Sarquis (Gestão) e Ronaldo Borges (Planejamento e Gestão Interna) e o secretário de Estado chefe da Controladoria e Ouvidoria Geral, Aloísio Carvalho. O evento também contou com os gestores e técnicos das vinculadas da Seplag.

Funcionalidades


Após a assinatura dos acordos de cooperação, o secretário executivo Ronaldo Borges apresentou aos participantes as funcionalidades do SUITE, destacando que o sistema segue em aperfeiçoamento e que, para isso, conta com a experiência dos usuários. “O sistema é muito intuitivo, fácil de usar. É possível, por exemplo, acompanhar todo o histórico da tramitação do processo, verificando por onde ele passou e as alterações realizadas. O usuário também pode criar etiquetas para identificar seus processos, facilitando a busca. Outro destaque do SUITE é que a população em geral poderá acompanhar em tempo real todos os passos da tramitação, tudo em conformidade com a Lei de Acesso à Informação e a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD)”, disse.