Neste sábado (20), será inaugurado o meliponário no Parque do Cocó

17 de novembro de 2021 - 15:22 # # # #

Ascom Sema

Sábado (20), no Parque Estadual do Cocó, às 9h, acontece a inauguração do Meliponário Parque Escola. O espaço, resultado da parceria Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e Serviço Social da Indústria e Comércio (Sesc), reúne colmeias de abelhas nativas sem ferrão. De acordo com o titular da Sema, Artur Bruno, será utilizado como ferramenta de educação ambiental. “Embora costumemos pensar nas abelhas como simples polinizadores, elas fazem muito mais do que produzir mel e a extinção das mesmas pode causar grandes problemas para o nosso ecossistema e até para a economia”, disse.

O objeto do Termo de Cooperação Técnica, assinado entre Sema e o Sesc, é a “consolidação e o desenvolvimento de esforços entre as partes, no sentido de estabelecer um sistema de cooperação, por meio da promoção de ações integradas, com o intuito de operacionalizar um viveiro educativo de mudas e implantar meliponário, bem como realizar atividades para estimular a produção de mudas e a conservação de espécies de abelhas nativas de ecossistemas cearenses, no Parque Estadual do Cocó”.

Compromissos

Para garantir o desenvolvimento do projeto a ser implantado em decorrência do Termo, as partes se comprometerão a cumprir com determinadas responsabilidades, previstas para cada um. Caberá à Sema, por exemplo, autorizar, facilitar e monitorar a realização das atividades do projeto com acompanhamento técnico e solicitação de relatórios durante a vigência, bem como disponibilizar mudas de espécies vegetais nativas, produzidas no Parque Estadual Botânico do Ceará, as quais serão recolhidas ao longo do período de vigência deste Termo, para utilização no viveiro e entorno do meliponário, para realização de atividades previstas.

Ao Sesc, entre outras responsabilidades, caberá realizar atividades socioambientais junto ao público do Parque Estadual do Cocó, disponibilizar suporte técnico necessário para o bom desenvolvimento do objeto do Termo de Compromisso, como equipe técnica capacitada, equipamentos, materiais e insumos, disponibilizar material para estruturação física do meliponário e permitir a participação de funcionários nas capacitações de meliponicultura.