Projeto Zen: Casa de Cuidados realiza meditação com colaboradores para ampliar cuidados com a saúde física e mental

17 de novembro de 2021 - 16:45 # # # #

Márcia Catunda - Ascom CCC Texto
Marko Ido/CCC Foto

Iniciativa busca promover um momento de relaxamento para os trabalhadores da Saúde do equipamento, desenvolvendo sentimentos de empatia, compaixão e amor pelo próximo

A Casa de Cuidados do Ceará (CCC), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e administrada pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospitalar (ISGH), realiza, todas as terças-feiras, o Projeto Zen. A iniciativa promove meditação, ioga e música para os colaboradores da unidade, objetivando um momento de relaxamento para os trabalhadores da Saúde. As atividades são conduzidas pelo professor convidado Adolfo Aranda.

“A filosofia da ioga nos faz refletir muito sobre o conceito de união. E é isso que buscamos fazer com nossa equipe da Casa, com o intuito de desenvolver sentimentos de empatia, compaixão e amor pelo próximo, fortalecendo o grupo e trabalhando com foco na nossa missão enquanto agentes do cuidado”, explica a enfermeira Érica Lemos Silva.

O desgaste mental e emocional dos colaboradores decorrente aos altos níveis de estresse, ansiedade, improdutividade e burnout gerou a necessidade de um olhar mais humanizado de muitas corporações para instituírem programas de qualidade de vida no ambiente de trabalho. De acordo com pesquisa do Serviço Social da Indústria (Sesi), 65% das empresas acreditam que os cuidados com a saúde mental dos trabalhadores vão se intensificar nos próximos anos.

Embora esse dado indique uma boa perspectiva para o cuidado com a saúde mental dos colaboradores, um estudo recente do Datafolha apontou que 64% dos trabalhadores brasileiros não receberam nenhum benefício de seus empregadores para cuidar da saúde mental. Entretanto, 86% dos entrevistados disseram que recursos como terapias on-line e treinamentos sobre habilidades emocionais podem ajudar a lidar com os impactos da pandemia de Covid-19.

“Um colaborador com a saúde equilibrada tem um rendimento melhor no ambiente de trabalho. Além da reabilitação dos pacientes, nosso espaço também investe na valorização dos colaboradores, com uma equipe qualificada”, explica a gerente da CCC, Ítala Oliveira.

Entre os benefícios da meditação, está o alívio do estresse. Além disso, as atividades auxiliam no desenvolvimento da resiliência do sistema nervoso, o que permite um aumento da performance e melhora do sistema cognitivo.

Com foco na saúde física e mental, a equipe realiza também o Projeto Laborar, direcionado a todos os profissionais da unidade do equipamento. “A proposta é realizar atividades laborais e momentos de descontração, sempre com foco em algum tema. Já tivemos oficinas de comunicação com jogos interativos, por exemplo. A programação dura em torno de uma hora, com exercícios laborais e dinâmica temática. Agora em novembro, o tema do projeto será sobre emoções”, detalha Bárbara Soares, fisioterapeuta da CCC.

Sobre a CCC

A Casa de Cuidados do Ceará foi inaugurada, inicialmente, para auxiliar na reabilitação de acometidos pela Covid-19. O local passou a oferecer, ainda, reabilitação humanizada e multidisciplinar aos cearenses em recuperação após alta hospitalar decorrente de outras doenças, bem como atuar na desospitalização de quem está sob cuidados prolongados – com reabilitação e/ou adaptação a sequelas decorrentes de outros diagnósticos, como Acidente Vascular Cerebral (AVC) e trauma.

Entre os benefícios oferecidos pelo espaço, estão: otimização dos leitos hospitalares; diminuição dos riscos de infecção; humanização no atendimento; assistência a familiares; além da promoção de transição do paciente para o domicílio e prevenção de novas hospitalizações.

A CCC possui, hoje, 130 leitos. É permitido que pacientes possam ter a companhia de um familiar na fase de reabilitação. O local é acessível e também conta com área verde, possibilitando ar fresco e tranquilidade.