SPS alcança índice de resolubilidade de 100% das manifestações da população à Ouvidoria e SIC

19 de novembro de 2021 - 13:34 # # # # #

Ascom SPS - Texto

Faltando ainda um mês para encerrar 2021, a Secretaria da Proteção Social, Justiça, Cidadania, Mulheres e Direitos Humanos (SPS) já alcança índice de resolubilidade de 100% das manifestações da população cearense à Ouvidoria da Pasta e ao Serviço de Informação ao Cidadão (SIC). Todos os 2.178 questionamentos e demandas por informações apresentados, entre janeiro e novembro, deste ano, foram apurados e respondidos, integralmente. No primeiro semestre, esse índice era de 98,5% das manifestações dos usuários.

“A comunicação e interação com a população são princípios básicos da administração pública, que buscamos sempre aprimorar. Os números revelam esse cuidado e a transparência que temos com as demandas, sugestões, elogios e críticas dos usuários que chegam à Secretaria. Isso é muito importante, porque nos permite avançar na formulação de políticas públicas e na correção de ações, programas e práticas administrativas”, destaca a titular da SPS, Socorro França.

Das 2.178 manifestações de usuários dos serviços da SPS, recebidas pela Ouvidoria e SIC, 1.462, ou 67,12% das demandas, foram recebidas por telefone; 577 (26,49%), pela Internet; e 91 solicitações (4,18%), por e-mails. Em um intervalo de avaliação de zero a 5 pontos, a nota média de satisfação dos usuários com o serviço de informação foi 4,87; com o tempo de retorno, 4,72; e com a qualidade das respostas apresentadas, 4,61.

O tempo médio de apuração e respostas foi de sete dias. Decreto Estadual nº 33.485/2020 define 20 dias como prazo máximo de respostas na gestão pública. “A Ouvidoria é um serviço institucional de recepção, acolhimento e de respostas às manifestações da população. É mais um instrumento de interlocução com as instituições, empresas e usuários, o que impõe celeridade no retorno, de forma clara, rápida e transparente”, acrescenta o ouvidor da SPS, Paulo Henrique Araújo Lima.

Ele ressalta ainda, a importância do uso da linguagem inclusiva, no sentido de acolher a diversidade, as pessoas socialmente vulneráveis, sem uso de expressões preconceituosas de raça, cor e gênero ou ofensivas a indivíduos ou grupos sociais.

Rede de Ouvidorias

A Rede de Ouvidorias do Estado é composta por 66 ouvidorias setoriais e atua na apuração e resposta das manifestações dos cidadãos, com a responsabilidade de receber e encaminhar as denúncias, reclamações, elogios, sugestões e pedidos de informação, referentes a procedimentos e ações de agentes, órgãos e entidades do Poder Executivo Estadual.

As Ouvidorias Públicas estão inseridas no Sistema Ceará Transparente, uma ferramenta informatizada criada pela Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado (CGE) para facilitar o contato com as diversas ouvidorias setoriais da administração pública e otimizar o atendimento das manifestações recebidas.