Festival Paralímpico reúne mais de 300 pessoas no CFO

6 de dezembro de 2021 - 15:13 # # #

Mona Lisa Mazza - Ascom Sejuv Texto
Marcos Studart Foto

Na manhã do último sábado (4), foi realizado no Centro de Formação Olímpica (CFO), o Festival Paralímpico em alusão ao Dia Nacional do Atleta Paralímpico, evento nacional organizado pelo Comitê Paralímpico Brasileiro e executado pela Secretaria do Esporte e Juventude do Ceará (Sejuv-CE).

“É um momento único de troca de experiência para as crianças que têm deficiência e, para as que não têm, é uma maneira de enxergar a limitação do outro”, ressaltou o secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro.

A programação contou com vivência em três modalidades paralímpicas: vôlei sentado, parabadminton e futebol de 5, para participantes com faixa etária de 8 a 17 anos e contou com a participação de 50 profissionais de Educação Física e estudantes para a organização do evento.

Para o embaixador Carlinhos, do futebol de 5, esse foi um momento de convivência para as crianças. “Está sendo muito bom esse momento, quero agradecer ao convite. Essa é a primeira vez que participo, está sendo muito bom essa convivência. Crianças e adolescentes que nunca tiveram contato com o paradesporto estão tendo essa oportunidade”, disse o embaixador.

De acordo com Maria Rejane Campos, mãe de José Otávio Campos, que tem paralisia cerebral, o evento é uma oportunidade de vivência em outras modalidades. “Extremamente importante, divertido, uma grande oportunidade acima de tudo, porque podemos conhecer outras modalidades, além da que ele faz, que é natação, e a própria inclusão deles em outra modalidade no esporte. Hoje, ele está tendo a oportunidade de vivenciar o futebol para cegos, vôlei sentado, ou seja, é a ampliação dele e isso vai despertá-lo para outras modalidades no futuro. É promovendo o envolvimento dentro do desenvolvimento que já existe”.

O Festival Paralímpico Loterias Caixa também celebrou o Dia Nacional do Atleta Paralímpico, comemorado em 22 de setembro. No entanto, por conta da pandemia de Covid-19, o evento deste ano foi adiado e acompanhou o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, celebrado em 3 de dezembro.