Porto Iracema das Artes realiza nova sessão presencial do projeto Com Figura

7 de dezembro de 2021 - 16:21 # # # # #

Ascom Porto Iracema das Artes - Texto

A artista cearense Silvia Moura é a convidada da edição que acontece no dia 10 de dezembro no pátio da Escola

Na sexta-feira (10), às 18h, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza mais uma edição presencial do COM FIGURA – sessão de desenho com modelo vivo. Desta vez, a atividade contará com a participação da artista Silvia Moura e será realizada no pátio da escola. Serão abertas 30 vagas, com inscrições feitas por ordem de chegada a partir de 16h.

As sessões com modelo vivo proporcionam um espaço de troca para todos aqueles que participam. Idealizado pelos artistas Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues, o Com Figura é um projeto que entende o desenho de observação de modelo vivo como uma prática necessária na formação de artistas e aspirantes. Em 2021, a ação integra o Percurso de Desenho e Pintura, do Programa de Formação Básica em Artes Visuais do Porto.

Sobre os artistas

Silvia Moura
Silvia Moura é artista das conexões possíveis, entre o corpo e o pensamento. Comunica-se através das mais diversas mídias, utilizando a dança, a performance e a palavra como principais pontes para essa viagem, entre sua vida e o olhar do público. Relação essa que permeia sua “dança-desabafo”, tornando-a uma das artistas mais emblemáticas no que diz respeito à educação, produção e difusão da dança no Ceará.

Daniel Chastinet
Daniel Chastinet é um Artista Plástico de Fortaleza (ceará). Foi aluno do laboratório de artes visuais na vila das artes e do curso de animação em games do porto Iracema das artes. Já participou de exposições coletivas, publicações especializadas, festival Concreto de arte urbana e exposição individual na mostra Sesc Cariri. Divide seu tempo entre a produção de gravuras e pinturas assim como ministrar oficinas em Fortaleza. É co-idealizador do projeto Com Figura que promove sessões regulares de desenho com modelo vivo. Também realiza uma produção e pesquisa em litogravura e xilogravura junto com o grupo de estudo “monólitos” na escola de artes e ofícios Thomaz Pompeu Sobrinho

Flávia Rodrigues
Flávia Rodrigues é artista visual e bordadeira, natural de Belém (PA). Reside em Fortaleza, onde se graduou em Design de Moda pela Universidade Federal do Ceará. Realiza oficinas e cursos de bordado desde 2014. É co-idealizadora e produtora do Com Figura – Sessões de Desenho com Modelo Vivo, desde 2017. Tem interesse pelo desenho de observação e pelas manualidades têxteis, transitando entre o abstrato e o figurativo, com o olhar atento para materialidades.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: COM FIGURA – sessão de desenho com modelo vivo, com Silvia Moura
Quando: 10 de dezembro, sexta-feira, 18h
30 vagas, inscrições por ordem de chegada, a partir de 16h
Onde: Pátio da Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Gratuito e aberto ao público | Obrigatório uso de máscara e apresentação do comprovante de vacinação