Com apoio da Secult, I Festival de Música do Cais Bar da Redonda divulga canções selecionadas

9 de dezembro de 2021 - 11:36 # # # #

Ascom Secult

Evento acontece de 17 a 19 de dezembro, em Icapuí-CE, inaugurando o novo Cais Bar.

O Cais Bar aporta em novo destino a partir de dezembro deste ano. A Praia da Redonda, em Icapuí (CE), receberá a nova sede do tradicional bar cultural, um dos mais vinculados à história da música e da boemia no Ceará. Do Cais Bar original na Praia de Iracema, passando pela mudança para a avenida Washington Soares e, mais recentemente, para o Cais Bar Pedra Branca, no pé da serra, agora o bar toma o rumo do litoral, atracando em uma das mais belas praias do estado.

Para marcar a inauguração, o Cais Bar da Redonda promove de 17 a 19 de dezembro um Festival de Música, destinado a autores de composições inéditas e a intérpretes de todo o País, bem como ao público em geral. Além da mostra competitiva de canções, com R$ 15 mil em prêmios para as melhores obras e a melhor interpretação, o festival contará com shows de artistas cearenses, mantendo a tradição de valorização da cena local, característica do Cais Bar desde a década de 80, na Praia de Iracema.

Foram 128 canções inscritas para o festival, aberto a autores de todo o País. Agora, a produção do evento divulga as canções selecionadas para serem apresentadas no festival, de 17 a 19, na Praia da Redonda. São 20 músicas classificadas na categoria Nacional e seis na categoria Rota das Falésias. A lista de canções classificadas também traz músicas suplentes em cada categoria. A seleção foi realizada por uma comissão especializada, de forma independente, sem participação da produção do festival.

O I Festival de Música do Cais Bar da Redonda conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult), da Assembleia Legislativa do Ceará, das prefeituras das localidades da Rota das Falésias, em especial a Prefeitura de Icapuí, de comerciantes, pousadas e barracas da Redonda e de praias vizinhas.

Para a produção do evento, o festival de canções será um espaço importante para os compositores e intérpretes de todo o Ceará, apreciadores da música brasileira e público em geral, oferecendo, com entrada franca, acesso à apresentação de 26 músicas inscritas pelos participantes e selecionadas pela comissão. O festival, produzido pelos compositores Joaquim Ernesto, Xico Barreto (ex-proprietários do histórico Cais Bar) e Roberto Flávio, também contribui para a descentralização das atividades culturais, ao estabelecer um novo evento para o calendário cultural do litoral do Ceará.

Entre os objetivos do festival, destacam os organizadores, está divulgar e incentivar a criação e produção musical, destacar talentos, promover intercâmbio cultural entre artistas de todas as regiões do Brasil, e proporcionar lazer cultural gratuito para a Praia da Redonda, cidades circunvizinhas e cidades da Rota das Falésias. Direta e indiretamente o festival traz benefícios gerais para todos, com o incremento do comércio, do turismo e dos serviços em geral, além de colocar a Praia da Redonda, de Icapuí, no mapa nacional dos festivais da canção, apontam.

A promoção é do Cais Bar da Redonda, um empreendimento que, lembrando os bons tempos da Praia de Iracema nos anos 80 e 90, é ao mesmo tempo bar, restaurante, centro cultural e espaço para shows, apostando na música brasileira e nos compositores cearenses e ampliando a diversidade de opções oferecidas à população da Praia da Redonda, de Icapuí, dos municípios vizinhos e das cidades da Rota das Falésias, para além do forró da grande indústria e de outros ritmos e artistas que ocupam espaços mais frequentemente nos veículos de comunicação.

 

Serviço

Inauguração do Cais Bar da Redonda, com o I Festival de Música. De 17 a 19/12, na praia de Redonda, em Icapuí-CE. Entrada franca.

Site:

Instagram: festivalcaisbardaredonda.

E-mail