PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

Ceará recebe quase 250 mil doses para continuar reforço na vacinação contra a Covid

14 de dezembro de 2021 - 15:31 # # # # # # # # #

Daniel Herculano - Ascom Casa Civil - Texto
Marcos Studart - Fotos


Desembarcou no Aeroporto Internacional de Fortaleza, nesta terça-feira (14), uma remessa com 249.820 doses de vacinas contra a Covid-19, sendo 90.700 doses da Janssen/Johnson & Johnson e 159.120 da Pfizer/BioNTech. Estes lotes, enviados pelo Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde, serão utilizados para aplicação de doses de reforço, no caso da Janssen em pessoas que já receberam a dose única do imunizante, e para a Pfizer, como terceira aplicação.

“Ótima notícia para a sequência da imunização dos cearenses. Recebemos nesta manhã mais 249.820 doses de vacinas contra a Covid. Até o momento já foram aplicadas mais de 13 milhões de doses em todo o Estado. Seguimos trabalhando firmes para vacinar toda nossa população, o mais rápido possível”, reiterou o governador Camilo Santana, em publicação nas redes sociais que informa a remessa de vacinas.

Depois de desembarcar na Capital, os imunobiológicos seguem para a Central de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Ceadim), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), de onde são distribuídos de forma proporcional aos municípios cearenses, através de rotas aéreas e terrestres. O agendamento da vacinação é de responsabilidade dos municípios.

Dose de reforço antecipada

O intervalo para aplicação da terceira dose em pessoas a partir de 18 anos no Ceará será reduzido de cinco para quatro meses (120 dias). A medida é válida para quem completou o esquema vacinal (duas doses) com os imunizantes da CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer, com decisão pactuada durante a 8ª reunião extraordinária da Comissão Intergestores Bipartite (CIB). A dose de reforço deverá ser necessariamente desta última vacina, independentemente das doses anteriores.

A resolução se apoia na nota técnica 59/2021, do Ministério da Saúde, na qual amplia-se a vacinação com dose de reforço para toda a população adulta, visto que estudos mostraram amplificação da resposta imune após a terceira dose tanto na população com idade entre 18 e 59 anos, quanto nas pessoas com 60 anos ou mais.

Vacinômetro

Mais de 13,8 milhões de doses foram aplicadas no Ceará, com o esquema vacinal básico já completado para cerca de 6,01 milhões de cearenses. As doses de reforço e adicional já chegaram a mais de 776 mil pessoas. Sem contar o novo lote, 16,04 milhões de doses foram entregues às prefeituras, considerando todas as fases de vacinação. Os dados são do Vacinômetro.

Passaporte da vacina

No Ceará, é exigido a apresentação do passaporte da vacina para ingresso em restaurantes, bares e eventos em todo o estado. Para comprovar a vacinação, basta apresentar o Certificado Nacional de Vacinação contra Covid-19. Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está disponível nos sistemas iOS e Android. Também é possível emitir o documento pela página do ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.Para isso, é necessário acessar o aplicativo Ceará App, que está disponível nos sistemas iOS e Android. Também é possível emitir o documento pela página do ConecteSUS. Por esses canais, a partir de dados do CPF, é possível acessar e baixar o documento.