ESP/CE inicia segunda fase de estudo sobre impactos da pandemia na sanidade mental dos trabalhadores da saúde

16 de dezembro de 2021 - 17:13 # # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP/CE Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

Maior exposição ao coronavírus, incertezas sobre processos de cuidados com pacientes, sobrecarga de trabalho. Várias são as pressões vivenciadas por quem tem atuado diretamente no enfrentamento à pandemia de Covid-19, nas unidades de saúde mundo afora. Em meio a tudo isso, surge um questionamento: como o atual cenário tem impactado a sanidade mental destes profissionais?

Com o objetivo de trazer respostas sobre o tema, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas/OMS) iniciou, há pouco mais de um ano, a pesquisa The Covid-19 Heroes. O estudo é desenvolvido em cerca de 30 países, entre eles o Brasil, por meio de um formulário eletrônico.

No Ceará, o trabalho é coordenado pelo Centro de Investigação Científica (Cenic) da Escola de Saúde Pública Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), unidade vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa).

A primeira fase da coleta de informações encerrou em janeiro deste ano. Agora, os trabalhadores que contribuíram com a etapa inicial estão sendo convocados para mais uma fase do estudo, também on-line. O tempo para preenchimento das questões pode variar de 15 a 20 minutos. Caso o participante não consiga concluí-lo de uma só vez, é possível dar continuidade em outro momento. A estimativa é que o prazo desta fase se estenda até fevereiro de 2022.

Dados do Ceará

Durante a primeira etapa, cerca de 550 trabalhadores da saúde cearenses responderam às questões da pesquisa, representando 65 cidades. O grupo era composto, em sua maioria, por psicólogos, médicos e enfermeiros. Quase metade deles indicou necessidade de apoio psicológico.

Os resultados preliminares indicam, ainda, a possibilidade de transtornos ansiosos ou depressivos em uma parcela considerável de profissionais e sinais de alerta para risco de suicídio em alguns participantes.

Cronograma

A Opas/OMS projeta apresentar os resultados finais do estudo no segundo semestre do ano que vem. Com as análises concluídas, o objetivo é auxiliar gestores nas tomadas de decisões e contribuir para a oferta de serviços à saúde mental dos trabalhadores da saúde.