Coema aprova implantação de complexos de energia renovável em Amontada, Itapipoca e Jaguaruana

17 de dezembro de 2021 - 14:33 # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace

Dois complexos de energia renovável foram aprovados pelo Conselho Estadual do Meio Ambiente (Coema), nessa quinta-feira (16), com evento realizado no auditório Régia Nântua da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace), e com transmissão via Youtube da autarquia.

O Complexo Fênix, de interesse da empresa Rio Energy Desenvolvimento de Renováveis S.A, é um empreendimento de geração de energia elétrica por meio de fonte eólica, formado por 12 parques a serem construídos nos municípios de Amontada e Itapipoca. Ao todo, o CE está sendo planejado para englobar 83 aerogeradores, cada um com potência de 5,3 MW, totalizando 439,9 MW. A energia gerada será injetada no Sistema Interligado Nacional (SIN), contribuindo com a estrutura do setor energético do Brasil.

Na sequência dos empreendimentos votados, o projeto Complexo Fotovoltaico Serra Dantas, no município de Jaguaruana, de interesse da empresa Dantas Geração de Energia Elétrica SPE LTDA, tem área de 1.026,24ha e Linha de Transmissão de 230kV de 7,78km. Possui capacidade instalada de 410MW e potência de pico de 539,330MWp, a ser implantado na zona rural da região.

Além dos conselheiros, o encontro contou com as presenças do presidente do Coema e secretário Estadual do Meio Ambiente, Artur Bruno, e do secretário executivo do Conselho e superintendente da Semace, Carlos Alberto Mendes.