PortugueseEnglishFrenchSpanish
PortugueseEnglishFrenchSpanish

3º Seminário Cultura do Acesso começa nesta terça-feira (18) com palestras virtuais e gratuitas

18 de janeiro de 2022 - 16:16 # # #

Ascom Secult

Parte do programa “Percursos (In)Formativos”, da Secult Ceará, o evento pauta assuntos como processos criativos, direito à comunicação e acessibilização de espaços físicos culturais entre 18 e 24 de janeiro

Convidando para a reflexão sobre a acessibilidade na formação artística e no consumo cultural, a Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) realiza o 3º Seminário Cultura do Acesso, entre janeiro e março de 2022, com atividades gratuitas e diversas. Nos dias 18, 19, 20, 21 e 24 de janeiro, um ciclo de palestras virtuais abre a programação, abordando temas como acessibilidade estética, atitudinal, comunicacional, estrutural/arquitetônica, produção cultural e cultural def no Ceará. Esta primeira etapa do evento será transmitida através do canal da Secult Ceará no Youtube.

Pesquisas do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que quase 46 milhões de brasileiros, cerca de 24% da população, declararam ter algum grau de dificuldade em enxergar, ouvir, caminhar, subir degraus ou possuir deficiência intelectual. Destes, aproximadamente 17,3 milhões apresentam grande ou total limitação relacionada às suas funções. Como estas pessoas acessam a cultura? A arte é democrática? O que estamos fazendo para tornar o cenário mais inclusivo?

Iniciado em 2019, o seminário Cultura do Acesso tem como objetivo sensibilizar, alinhar e aproximar o público e profissionais da área da importância e urgência de pensar a Acessibilidade como parte fundamental do nosso cotidiano. Dessa forma, cria-se mais um espaço para fomentar o debate acerca da cultura de acessibilidade e o acesso à produção cultural local.

Acesse o site e saiba mais

O 3º Seminário Cultura do Acesso faz parte do programa de formação modular Percursos (In)Formativos, agenda da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), através da Coordenadoria de Artes e Cidadania Cultural e do GT de Acessibilidade Cultural.

“A realização dessas atividades vem dar concretude às políticas de formação em artes e políticas afirmativas promovidas pela SECULT nesta gestão, atendendo demandas de formação do público interno formado por servidores, gestore(a)s de equipamentos culturais, e externos como conselheiro(a)s de cultura, dirigentes municipais, movimentos sociais e agentes culturais das diversas linguagens”, analisa Valéria Cordeiro, coordenadora de Artes e Cidadania Cultura.

Sobre a programação

Com o tema “Acessibilidade e Cultura – Entre o Direito e o Acesso”, o 3º Seminário Cultura do Acesso oferece uma programação híbrida, contemplando atividades virtuais e presenciais, entre elas palestras, seminários, mesas, oficinas e grupos de trabalho com museus, centros culturais e bibliotecas que acontecem de janeiro a março.

Em janeiro, serão realizadas cinco palestras online e abertas ao público. Na terça-feira (18), das 15h às 17h30, acontece a palestra “Cultura, Acessibilidade Estética e Poética” com Edu O.. A proposta é convidar o público a pensar maneiras possíveis de se ocupar os espaços culturais e as possibilidades de fruição das produções artísticas, provocando reflexão sobre arte, estética e acessibilidade.

Na quarta-feira (19), às 15h, a palestra “O Direito à Comunicação”, com Alexandre D. Ohkawa, propõe a discussão acerca da temática “comunicação acessível”, respeitando as diversas formas de se comunicar para todas as pessoas.

Já na quinta-feira (20), às 15h, a palestra “A Cultura Material e a Acessibilidade Arquitetônica”, com Silvana Cambiaghi e Osvaldo Emery, aborda temas como conforto ambiental, arquitetura e acessibilidade arquitetônica em ambientes culturais.

Sexta-feira (21), às 15h, a palestra “Papo Reto: produção cultural e cultura Def no Ceará” reúne os convidados João Paulo Lima, Thais Andrade e David Assum para discutirem criações, pesquisas e experiências de acessibilidade artística na cena cearense.

Por fim, na segunda-feira (24), às 15h, a convidada Isabel Ferreira participa da palestra “Linguagem Simples – IRIS (Laboratório de Dados e Inovação do Ceará)”, trazendo a questão do direito de entender.

Percursos (in)formativos

O Percursos (In)Formativos é uma agenda de formação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará) que, desde 2021, tem como objetivo ampliar e aprofundar junto a servidores, gestores culturais da Rede de Equipamentos, agentes culturais e artistas temáticas voltadas para uma maior inclusão e consolidação de políticas públicas. Além disso, possibilitar maior entendimento e formação acerca dos temas abordados, propiciar melhor atendimento das demandas deste público e promover a produção e difusão de conhecimento gerado sobre o campo artístico-cultural.

Em 2022, o programa realiza um módulo de eventos abertos ao público em geral, organizados em três eixos que ocorrem de Janeiro a Março. São eles: 3º Seminário Cultura do Acesso, 1º Ciclo de Colóquios Arte, Cultura e Pensamento e 1º Webinário Étnico Racial.

Mais informações podem ser conferidas no Instagram  e no site