Polícia Civil apreende sete armas e uma granada e captura grupo criminoso na Caucaia

27 de janeiro de 2022 - 14:32 # # # # # #

Ascom PC-CE - Texto

Um trabalho investigativo coordenado por equipes da Polícia Civil do Estado do Ceará (PC-CE) resultou, nessa quarta-feira (26), na localização e apreensão de um arsenal de armas de fogo e uma granada, além da captura de cinco pessoas, três adultos e dois adolescentes. Toda ação policial ocorreu em um terreno situado no bairro Padre Júlia Maria, em Caucaia – região pertencente à Área Integrada de Segurança. Por conta da granada, uma equipe do Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Ceará (PMCE), também foi chamada para o local, para ajudar no acionamento do explosivo.

As equipes do Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), da Coordenadoria de Recursos Especiais (CORE) e da Delegacia Metropolitana de Caucaia seguiam em diligências pela região da Caucaia, a fim de dar continuidade nos trabalhos investigativos acerca da morte do escrivão Edson Silva Macedo, quando foram informados de que em um terreno, situado no bairro Padre Júlia Maria, estariam um grupo de pessoas em atitude suspeita. Ao se deslocarem para o local, os policiais civis já se depararam com cinco pessoas escondidas em uma espécie de acampamento.

Os alvos foram identificados como Yuri Alves Fernandes, 21, Tailson de Lima Cavalcante, 19, Francisco Gabriel da Silva Nascimento (20), todos eles com antecedentes criminais por porte ilegal de arma de fogo. Também estavam no local, uma adolescente de 17 anos, que já possui atos infracionais análogos aos crimes de porte ilegal de arma de fogo e tráfico de drogas e um outro adolescente de 17 anos. Com o grupo, os agentes apreenderam cerca 380 munições de calibre variados, três revólver, dois rifles, duas pistolas, além de uma faca, uma granada e celulares. Na ocasião, os policiais civis solicitaram apoio do Bope, que auxiliou na detonação do explosivo.

Os envolvidos foram conduzidos à Delegacia Metropolitana de Caucaia. Lá, os adultos foram atuados em flagrante por porte e posse ilegal de arma de fogo, integrar organização criminosa e corrupção de menores. Já um ato infracional análogo aos crimes de porte e posse ilegal de arma de fogo e por integrar organização criminosa foi lavrado em desfavor dos dois adolescentes. As diligências pela região continuam.

Outras ações em Caucaia

No último dia 20, outra ação das Forças de Segurança do Ceará já havia retirado de circulação 12 pessoas, além da apreensão de oito armas de fogo. O trabalho policial foi conjunto com a Polícia Militar do Ceará (PMCE), que apreendeu e prendeu homens envolvidos em crimes de homicídios, roubos e tráfico de drogas registrados no município de Caucaia. Com essas duas ações, em sete dias, já foram capturadas 17 pessoas, além da apreensão de 15 armas de fogos e dezenas de munições. As ações policiais nos bairros pertencentes à AIS 11 continuam.

Denúncias

A PC-CE ressalta que a população pode contribuir com as investigações repassando informações que auxiliem os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas para o telefone (85) 3257-4807, do DHPP, que também é o WhatsApp do Departamento. As denúncias também podem ser feitas pelos telefones (85) 3101-3360, da Delegacia Metropolitana de Caucaia. O sigilo e o anonimato são garantidos.