No HGF, impressora 3D garante mais celeridade e assertividade em procedimentos cirúrgicos da Odontologia

31 de janeiro de 2022 - 14:32 # # # # #

Felipe Martins - Ascom Casa Civil - Texto e Foto

A tecnologia, única na Rede Sesa, é utilizada em cirurgias bucomaxilofaciais

Há cerca de dois meses, a equipe do Serviço de Odontologia do Hospital Geral de Fortaleza (HGF), equipamento da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), passou a contar com uma ferramenta especial para auxílio de diagnósticos clínicos e planejamento de procedimentos cirúrgicos. É uma impressora 3D que reproduz, em tamanho real, modelos de mandíbulas, maxilares e até um esqueleto completo da cabeça.

“É como se você materializasse a tomografia do paciente”, explica o chefe do Serviço de Odontologia da unidade, Roberto Rêgo. “A impressora lê um arquivo específico a partir do exame de imagem e materializa o biomodelo com filamentos de plástico”, completa.

Apesar de a equipe já trabalhar com biomodelos antes da chegada da impressora 3D, a quantidade era limitada e o material, impresso em instituições parceiras de fora do Ceará, o que tornava o processo mais demorado. “É uma ferramenta que, hoje, nenhum outro hospital da rede pública do Estado tem”, afirma o cirurgião-dentista.

Para Rêgo, a grande vantagem do equipamento no HGF é o ganho de tempo. “Se o paciente tem, por exemplo, um tumor que precisa ser removido e o espaço ser substituído por uma placa de titânio, que é um material muito duro, essa placa pode ser pré-moldada antes da cirurgia com o auxílio do biomodelo. Economiza um tempo absurdo”, ressalta. Cada unidade do biomodelo leva em torno de quatro horas para ser impressa.

Além de auxiliar no tempo dos processos cirúrgicos, os biomodelos garantem mais assertividade nos planejamentos e até nas definições de diagnóstico. “É como se você estivesse pegando na mão a estrutura óssea facial do paciente”, diz o chefe do serviço.

Serviço de Odontologia do HGF

O Serviço de Odontologia do HGF subdivide-se em Odontologia Hospitalar e Bucomaxilofacial, atendendo pacientes de alta complexidade de todo o Estado. O atendimento ambulatorial ocorre de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. Já os pacientes internados e com pendências cirúrgicas são atendidos na unidade de domingo a domingo pela equipe.