Aprovados no concurso de soldado bombeiros concluem curso de formação na Aesp

3 de fevereiro de 2022 - 16:16 # # #

Ascom Aesp

Depois de quase seis meses em formação na Academia Estadual de Segurança Pública do Ceará (Aesp/CE), chegou ao fim, nesta quinta-feira (03), o treinamento dos 184 aprovados na terceira turma do concurso realizado em 2013 para soldado do Corpo de Bombeiros Militar.

O Curso de Formação Profissional foi a terceira etapa do certame e teve uma carga-horária de 1.020 horas/aula. Neste período, os futuros soldados acompanharam aulas teóricas e instruções práticas que os prepararam para executar serviços operacionais, administrativos e outras missões bombeirísticas.

A matriz curricular do curso contou com disciplinas de conhecimentos integrados, jurídicos e específicos, abordando assuntos como: sistema de segurança pública no Brasil; psicologia das emergências; ética; direitos humanos; atendimento pré-hospitalar; prevenção e combate a incêndio; salvamento em altura, terrestre e aquático; tiro defensivo, dentre outros componentes. Além de atividades complementares como, seminários e palestras.

O diretor-geral da Aesp, coronel PM Antônio Clairton Alves de Abreu avaliou positivamente o curso e comemorou os resultados da terceira turma do CFPCPBM. “Foram meses de muito trabalho de toda a equipe da Academia, especialmente da Célula de Ensino Militar da Aesp, dos nossos coordenadores, monitores e instrutores, que se dedicaram e empenharam ao máximo juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar para promover a melhor formação possível desses alunos, aproximando-os ao máximo da prática operacional e das rotinas diárias da corporação, mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia. Nossa missão com a turma 3 encerra hoje com muito êxito e estamos muito felizes em entregar mais uma geração de soldados para servir ao Corpo de Bombeiros e ao povo cearense”, pontuou Clairton.

Um dos concludentes do CFPCPBM, Átila de Souza, conta como foi sua experiência no curso e revela suas expectativas para a tão sonhada posse. “Todas as práticas bombeirísticas são muito difíceis e muito complexas, a cada prática é um novo aprendizado e também uma dificuldade imensa, você pensa que não vai conseguir e ao mesmo tempo tem forças para continuar e quando termina você vê que concluiu com êxito. Apesar de ser muito desgastante, eu gostei muito de incêndio porque é a parte principal da atividade bombeirísticas. É uma atividade bastante prazerosa e as minhas expectativas são as melhores possíveis, eu espero somar com o restante da tropa para fazer um belíssimo trabalho nessa corporação que é tão importante”, ressalta Átila.

Agora, os alunos serão submetidos à avaliação final do curso, em prova objetiva, prevista para o próximo domingo (06).