Literatura, saúde mental e os Sistemas Estaduais de Bibliotecas são destaques da semana na Pré-Bienal do Livro do Ceará

9 de fevereiro de 2022 - 11:25 # # # # #

Ascom Secult -Texto

O evento também está com inscrições abertas para as Antropofagias da Semana de Arte Modernanto

A Pré-Bienal do Livro do Ceará segue com programação rica, diversificada e inclusiva durante todo o mês. Oficinas, palestras, mesas de debates e lançamentos de livros fazem parte da programação que está dividida entre atividades presenciais e virtuais, respeitando a capacidade de ocupação dos espaços e seguindo todos os protocolos sanitários exigidos.

Com o tema Literatura e saúde mental, Tércia Montenegro, uma das curadoras do evento, será a mediadora da palestra que acontecerá na sexta-feira (11), às 19h, no YouTube, tendo como convidada Irvina Sampaio.

Já no sábado (12), das 9h às 12h30, será realizada a palestra on-line, via YouTube: Os Sistemas Estaduais de Bibliotecas e o direito ao livro, à leitura, à literatura e à informação – alguns caminhos no Nordeste. Com mediação de Ana Maria Farias (Bece), o evento terá como convidados os dirigentes dos Sistemas Estaduais Juciene Maria Santos de Jesus (Sergipe); Mira Dantas (Alagoas); Aline Nascimento (Maranhão); Renata Raymundo (Piauí); Aílton Medeiros (Rio Grande do Norte); Aderilson Santos (Pernambuco) e Aparecida Lavor (Ceará).

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, será realizada no dia 18, na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), a palestra “As antropofagias da Semana de Arte Moderna”, com os convidados Antônio Simão Cavalcante e Lúcio Flávio Gondim e mediação de Regina Ribeiro. O evento iniciará às 14h e terá inscrição pelo site da Sympla: www.sympla.com.br/xivbienaldolivroce

As atividades e ações culturais da Pré-Bienal do Livro do Ceará estão sendo realizadas na Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece) e, ampliando sua presença em outros locais, fora do espaço físico da Bece, em diversos ambientes e territórios, com ações presenciais e virtuais, com e sem a presença de público. O evento seguirá até o dia 31 de março, visando o fortalecimento da promoção do livro, da leitura e da literatura brasileira, com foco especial na produção cearense.

A Pré-Bienal Internacional do Livro do Ceará é uma ação da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult Ceará), por meio da Coordenadoria do Livro, Leitura, Literatura e Bibliotecas (CLLLB), e realizada pela Biblioteca Pública Estadual do Ceará (Bece), por meio do Instituto Dragão do Mar.

Acesse aqui a programação da Pré-Bienal do Livro do Ceará.