Bloco da solidariedade: Hemoce lança campanha de incentivo à doação de sangue

11 de fevereiro de 2022 - 13:14 # # # # # #

Emmanuel Denizard - Ascom Hemoce - Texto
Holanda Júnior - Foto

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce), equipamento vinculado à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), inicia, nesta segunda-feira (14), a partir das 10h, a campanha Doar sangue é a nossa alegria. A ação busca incentivar a doação de sangue nos dias que antecedem e durante o Carnaval – período com medidas restritivas neste ano em decorrência do aumento de casos por síndromes gripais. O lançamento ocorre simultaneamente na sede do Hemoce, em Fortaleza, e nas unidades regionais no Interior.

O hemocentro pretende, com a iniciativa, mostrar que, mesmo sem as festas carnavalescas tradicionais, é possível fazer a alegria de várias pessoas com apenas um gesto de solidariedade. A campanha contará com ações de marketing voltadas para as redes sociais e com selfie point na sede do órgão. As atividades seguem até o dia 2 de março.

“A doação de sangue é também um motivo de alegria; é doar vida e esperança para quem está à espera do gesto solidário. Então, a gente convida a população para vir fazer parte do bloco da solidariedade no Hemoce. Nossas unidades estarão atendendo normalmente no período de Carnaval. Afinal, todo dia é dia de salvar vidas”, convida Nágela Lima, coordenadora de Captação de Doadores do hemocentro.

As doações recebidas pelo equipamento beneficiam pacientes que necessitam de transfusão de sangue em mais de 480 unidades de saúde no Ceará.

Doação de sangue é tema de carteirinha de estudante

Neste ano, a doação de sangue será tema das carteiras de estudante de Fortaleza e da Região Metropolitana. A iniciativa é uma parceria do Hemoce com as associações dos Estudantes do Estado do Ceará e dos Estudantes de Fortaleza.
“Todos os anos, a nossa entidade traz, no seu espelho, uma bandeira de luta, onde envolvemos as nossas escolas, os nossos grêmios estudantis e a própria entidade. No ano passado, a temática escolhida foi contra o racismo. Em 2022, a nossa campanha tem como tema a doação de sangue, e vamos trabalhar esta causa nas instituições de ensino em campanhas de incentivo e de conscientização”, afirma Cláudio Rocha, coordenador do Atendimento da Central Pago Meia Fortaleza.

“Já realizamos um primeiro momento com palestra sobre doação voluntária de sangue para alunos de uma escola, com o objetivo de captar jovens doadores para a ação, que vai ocorrer no dia da estreia da campanha”, continua.

O lançamento da carteira de estudante vai ser realizado nesta segunda-feira (14), às 15h, na Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Deputado Paulino Rocha, situada na Rua Professor José Silveira, 528, no bairro Passaré.

No local, o Hemoce estará com uma equipe de profissionais para receber os voluntários para a doação de sangue e o cadastro de medula óssea. Possíveis doadores podem agendar seu horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones (85) 3101-2305 / (85) 99681-7597  – WhatsApp.

Doações recebidas pelo Hemoce beneficiam pacientes que necessitam de transfusão de sangue em mais de 480 unidades de saúde no Ceará

Bloco da doação

O Hemoce incentiva a formação do bloco de foliões doadores para ajudar a salvar vidas. A instituição disponibiliza uma van para buscar e deixar os doadores que desejam se candidatar à doação de sangue, por meio da Caravana da Solidariedade. O programa fica disponível semanalmente, de acordo com o calendário de serviços externos.

Em Fortaleza, para participar, é necessário ter uma quantidade mínima de dez doadores e agendar o horário do grupo com o setor de Captação de Doadores, por meio dos telefones: (85) 3101-2300 / (85) 99681-7597 (WhatsApp) ou enviar uma mensagem para o e-mail: captação@hemoce.ce.gov.br.

No interior do Estado, voluntários podem agendar horário pelos telefones das unidades regionais de Sobral, Crato, Quixadá, Iguatu e Juazeiro do Norte. Devido ao período pandêmico, a viagem segue os protocolos de higienização e distanciamento social.

Seja um doador

Para se candidatar à doação de sangue, é preciso estar saudável, bem alimentado, pesar acima de 50 kg, ter entre 16 e 69 anos e apresentar um documento oficial com foto. Os menores de idade devem portar o termo de consentimento padrão assinado pelos pais ou responsável legal. O documento está disponível no site do hemocentro.

O Hemoce recebe os doadores com hora marcada para evitar aglomerações nas unidades. Os voluntários podem agendar um horário pelo site doador.hemoce.ce.gov.br ou pelos telefones de contato. Em Fortaleza, os doadores podem ligar para (85) 3101-2305 ou (85) 99681-7597 – WhatsApp.