Teatro, música e cinema compõem a agenda do São Luiz nos próximos dias

14 de fevereiro de 2022 - 12:55 # # # # #

Ascom Cineteatro São Luiz - Texto
Carol Veras, Chico Gadelha e Janine Moraes(quando tiver) - Fotos

Espetáculo infantil, Festival Jazz & Blues e filme “Eduardo e Mônica” estreiam presencialmente no Cineteatro a partir desta semana. Programação virtual também integra a agenda cultural do equipamento.

Fevereiro chegou e a saudade já não matou a gente. A segunda quinzena do mês fevereiro segue com programação diversa e presencial no Cineteatro São Luiz, equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará) gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Teatro, música e cinema compõem a agenda do São Luiz nos próximos dias, com espetáculos do grupo Pavilhão da Magnólia, shows do Festival Jazz & Blues e estreia do filme “Eduardo e Mônica” na sala de cinema. A programação virtual permanece na grade do São Luiz, destacando produções do Ceará em música e audiovisual, além de exposição virtual temática.

A retomada presencial tem acontecido de forma gradual, diante do cenário atual da pandemia, que está em estabilidade na transmissão da Covid-19 e demais síndromes respiratórias circulantes no Ceará. Nesse contexto, o Cineteatro segue respeitando protocolos e decretos vigentes, que mantém a exigência de passaporte de vacinação na entrada e a capacidade máxima de público com 250 pessoas.

Destaques de programação

Festival Jazz & Blues | Jazz, blues e música instrumental marcam a trilha sonora do Festival Jazz & Blues, que nesta edição especial será com um formato diferente do tradicional que acontece há mais de 20 anos. O festival reinventa-se e aporta em equipamentos culturais de Fortaleza e Juazeiro do Norte.

O Cineteatro recebe o Festival no dia 16 de fevereiro, próxima quarta-feira, com atrações locais e nacionais. Serão duas sessões, às 17h e 20h. Sobem ao palco os artistas, Toninho Horta, Lorena Nunes, Camila Marieta, Heriberto Porto, Quarteto Jazz e Blues, Flávio Guimarães, Mimi Rocha, Felipe Cazaux e Roberto Lessa. Os ingressos serão disponibilizados gratuitamente na plataforma Sympla no dia 14 a partir das 9h.

“Ogroleto” com Grupo Pavilhão da Magnólia | Dia 19, sábado, acontece o espetáculo infantil “Ogroleto”, de direção de Miguel Vellinho (RJ). A montagem retorna aos palcos de Fortaleza na faixa da programação “Curta mais Teatro”, do Cineteatro São Luiz, de forma gratuita.

A peça traz uma criança que descobre que não é igual às outras e tem que aprender a aceitar e lidar com essa diferença. Esse é o contexto de Ogroleto de Suzanne Lebeau, uma obra que dialoga com questões contemporâneas do mundo das crianças e adultos. O Pavilhão da Magnólia possui práticas teatrais voltadas para ações que movimentam a cena cultural da cidade, com produções para o palco, rua e para o público infanto-juvenil. Em sua trajetória, soma-se 900 apresentações em mais de 50 cidades, tendo participando de importantes festivais e mostras de teatro pelo país.

“Eduardo e Mônica”, de René Sampaio | A história de amor que embalou muitas gerações, “Eduardo e Mônica”, composta por Renato Russo, agora é filme. O romance de um casal muito diferente, mas que nasceu um para o outro, vem para emocionar os jovens de todas as idades. A película, que traz Alice Braga e Gabriel Leone no elenco, entra em cartaz dia 23 e segue até 28, em diversos horários.

As sessões dispõem do recurso “Cine Assista”, uma solução que permite acessibilidade em salas de cinemas através da transmissão e sincronização de conteúdos de LIBRAS, audiodescrição e legenda para um aplicativo instalado em dispositivo móvel. O equipamento possibilita que pessoas surdas e/ou cegas assistam aos filmes que dispõem dessa tecnologia. Espectadores que precisarem do recurso podem solicitar o aparelho na Bilheteria ou à produção, e devem instalar o aplicativo no seu telefone móvel. As entradas custam R$ 10,00 (inteira) e R$ 5,00 (meia-entrada) e a Classificação Indicativa do filme é de 14 anos.

Programação Virtual

Na terça, dia 15, a faixa de programação do Cineteatro Sons do Ceará apresenta o clipe da música “Ensaio Sobre a Retórica”, de Ricardo Cesar, no Youtube e Instagram, às 21h. A produção foi do próprio músico, que iniciou sua atuação artística e musical em bandas da cena underground. Em 2020, lança-se em carreira solo, gravando, criando todos os arranjos e lançando sozinho os seus trabalhos — no melhor estilo D.I.Y. Sobre influências, a dialética urbana de Ricardo César se inspira nos poetas marginais nordestinos, mas busca também a doçura da música popular brasileira e soma-se a uma experimentação instrumental oriunda de clássicos contemporâneos.

Nas próximas quintas-feiras do mês, dias 17 e 24, vão ao ar os últimos episódios da série Cartas Urbanas, produzida pela Nigéria Filmes, no Youtube, às 20h. Apresentada pela SEMANA DO AUDIOVISUAL CEARENSE, a série aborda histórias de vida ambientadas em contextos urbanos atingidos por violações de direitos humanos.

Dia 17 tem a exibição de “Cartas Urbanas Episódio 3 – Paraíso Segregado”, que apresenta Zé Luiz, morador que tem vista para a praia, mas não é rico como os que moram na Av. Beira Mar. Ele é pescador e vive no Serviluz, bairro litorâneo que abriga um paraíso, mas que é cobiçado pela especulação imobiliária. Ele e outros habitantes da região hoje estão angustiados: estão ameaçados de terem suas casas destruídas para a construção de uma praça e outros projetos do governo municipal. Dia 24, será exibido “Cartas Urbanas Episódio 4 – Vazio”, que fala sobre Assis e mais 80 famílias que ocuparam o terreno onde hoje é a comunidade Raízes da Praia, consolidada há 7 anos. Se está vazio, porque não pode morar? As ocupações ainda são criminalizadas no Brasil, mas os movimentos sociais seguem firmes na luta.

Protocolo sanitário

Para ter acesso à programação presencial do Cineteatro, será necessário a apresentação do passaporte vacinal com as três doses (de acordo com a faixa etária da pessoa) ou dose de reforço (até 6 meses da aplicação da vacina de dose única), acompanhado de documento oficial com foto.

Serviço

Agenda cultural das últimas semanas de fevereiro no São Luiz

Quando: 15 a 28 de fevereiro
Onde: presencial e online
Horários da bilheteria: de terça a sexta (a partir de 04/01)– 9h30 às 18h e sábado – 9h30 às 17h | Vendas online: https://site.bileto.sympla.com.br/cineteatrosaoluiz/
Local: Cineteatro São Luiz – Rua Major Facundo, 500, Centro (Praça do Ferreira)