Enfrentamento às drogas e ao alcoolismo é destaque no Papo SUS desta terça-feira (22)

21 de fevereiro de 2022 - 17:33 # # # # # # # # #

Elon Nepomuceno - Ascom ESP-CE

No mês em que as ações de enfrentamento às drogas e ao alcoolismo ganham destaque em todo o Brasil, surge um dado que preocupa os gestores da Saúde: o número de atendimentos a pessoas com transtornos mentais por uso destes tipos de substâncias aumentou 11% em 2021. O levantamento, divulgado nesse domingo (20), é do Ministério da Saúde e tem como base as notificações do Sistema Único de Saúde (SUS).

Conforme o órgão, no ano passado, foram 400,3 mil atendimentos ante 356 mil assistências em 2020. A faixa etária que concentrou a maior demanda é a dos jovens entre 25 e 29 anos, seguida pelo grupo de 10 a 24 anos.

Ainda segundo os dados, o uso abusivo do álcool foi o fator que mais levou os usuários a buscarem o serviço de saúde, em todos os níveis de atenção, totalizando 159,6 mil ocorrências. Transtornos mentais e comportamentais por uso de cocaína (31,9 mil) e fumo (18,8 mil) aparecem logo após no ranking, respectivamente.

Sempre atenta aos assuntos pertinentes à saúde e ao bem-estar coletivo, acreditando que o acesso à informação é fundamental para que haja uma ampla conscientização da sociedade, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Estado (Sesa), realiza, nesta terça-feira (22), uma live temática para discutir os avanços e os desafios no enfrentamento à dependência química.

A transmissão ocorre pelo Instagram – via @espceara -, a partir das 19h30. Participará como convidado o médico psiquiatra e redutor de danos, Rafael Baquit. Já a mediação do bate-papo virtual será da gerente de Extensão em Saúde da ESP/CE, Luciana Rocha.

Durante a atividade, os espectadores poderão fazer apontamentos e tirar dúvidas com o especialista. Tudo em tempo real.

Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo

Em 20 de fevereiro é lembrado o Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo. A iniciativa foi idealizada pelo Ministério da Saúde em parceria com diversas instituições, na tentativa de gerar discussões e medidas preventivas para o abuso de drogas. Neste dia, lembra-se a questão como um problema de saúde pública.

Serviço

Papo SUS
Drogas: o enfrentamento ao vício começa com informação
Quando: terça-feira, às 19h30
Convidado: Rafael Baquit, psiquiatra e redutor danos
Onde: perfil da ESP/CE no Instagram (@espceara)