Em Fortaleza, sete aves mantidas em cativeiro irregular são resgatadas pela Semace e BPMA

22 de fevereiro de 2022 - 16:43 # # # # # # # #

Ana Luzia Brito - Ascom Semace - Texto e Fotos

Em Fortaleza, sete aves mantidas em cativeiro irregular são resgatadas em duas residências por agentes ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA). A ação ocorreu nessa terça-feira (22).

As aves foram flagradas em residências localizadas nos bairros Conjunto Ceará e Fátima. Os sete animais silvestres resgatados são três periquitos do Sertão, duas rolinhas Caldo de Feijão, uma Golinha, e um Papagaio-verdadeiro, segundo a Gerência de Fiscalização (Gefis) da Semace.

A operação atendeu a uma denúncia feita à Ouvidoria da Semace, e um processo administrativo do Ibama à autarquia, para fiscalizar as duas residências localizadas na Capital.

As infrações são baseadas no valor fixo de cada animal, de acordo com o Art.24 do Decreto Federal Nº6514. A legislação também estabelece multas de R$ 500,00 (reais) por animal não categorizado em nenhum critério de ameaça de extinção (no caso as duas rolinhas e o Golinha), e R$ 5.000,00 (reais) para animais que esteja na categoria de ameaça de extinção (no caso os três periquitos e o papagaio).

A Gefis observa que os animais não estão ameaçados de extinção, porém como são da espécie psitacídeos, estão na lista de Cites – Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção, que regulamenta o comércio internacional de animais silvestres.

“Para Cites, não importa a categoria de ameaça, os animais resgatados entram como espécie de controle regular. Para fins de autuação, é como se fosse uma espécie ameaçada, explica o fiscal da Difis”, Abraão Lima.

Como denunciar

A Semace possui o Disk Natureza 0800.2752233 para casos de denúncia de animais silvestres mantidos em cativeiro irregular. Além desse canal, a autarquia dispõe do aplicativo Semace Mobile.