Trajetórias e realizações: auxiliares de Serviços Gerais do HSJ são capacitados e reconhecidos pela relevância do trabalho

23 de fevereiro de 2022 - 13:02 # # # # # # #

Diego Sombra - Ascom HSJ - Texto e fotos

Silvana Pereira, conhecida no HSJ como “princesa”, trabalha há 12 anos na unidade

Mesmo não sendo profissional de saúde, a auxiliar de Serviços Gerais Silvana Pereira, 49, desempenha um papel fundamental para a assistência de pacientes internados no Hospital São José (HSJ), da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa). A funcionária, chamada carinhosamente pelos colegas de “princesa”, é responsável pela limpeza e pela desinfecção de leitos da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), trabalho que realiza com carinho e dedicação.

“Eu tenho 12 anos de casa e há oito estou na Unidade F. Eu amo trabalhar no São José. O hospital me proporciona aprendizados desde o dia em que cheguei, pois eu não trabalhava com limpeza e não tinha noção da quantidade de doenças tratadas aqui”, conta. O setor no qual Silvana trabalha possui 20 leitos de UTI, que são cuidadosamente higienizados por ela antes e após a hospitalização dos pacientes.

Silvana trabalha há oito anos na Unidade F, onde há 20 leitos de UTI

“Eu sempre tenho Deus comigo, então não tenho medo, só faço me prevenir e usar os equipamentos necessários”, diz Silvana sobre trabalhar em um hospital referência no tratamento de doenças infectocontagiosas. O HSJ possui cerca de 100 auxiliares de Serviços Gerais, dos quais 52 compõem a equipe de Higienização. Elisabeth Silva também integra o time de profissionais.

A jovem chegou à unidade aos 19 anos e, inicialmente, trabalhou na Nutrição do hospital. Ao ser transferida para a Higienização, ela passou a fazer a limpeza do anexo do HSJ, que concentra parte dos setores administrativos. “Todo mundo tem um papel e nós exercemos uma função importante, já que sem a limpeza nada funcionaria”, afirma.

Elisabeth é responsável pela limpeza do anexo do HSJ, que concentra parte dos setores administrativos

Antes de chegar ao São José, a colaboradora trabalhou no Hospital Geral de Fortaleza (HGF), onde passou por diversos setores. A oportunidade de ser secretária da UTI Neonatal da maior unidade de saúde do Estado despertou na jovem a vocação para cuidar do próximo. Hoje, aos 25 anos, Elisabeth cursa o quinto semestre de Enfermagem.

“Eu via o trabalho das enfermeiras e achava aquilo muito bonito. O cuidado com o paciente chamou minha atenção”, revela. Elisabeth sonha com a tão esperada conclusão do curso e confessa que gostaria de, futuramente, atuar no HSJ como enfermeira. “Seria uma ótima oportunidade para eu ter experiência na área, sem falar que é um ótimo hospital”, elogia.

Capacitação

Os funcionários da Higienização são devidamente capacitados para trabalhar no Hospital São José. Realizado pela enfermeira Yoná de Amarim, o treinamento orienta os profissionais sobre uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), descarte de resíduos, entre outros protocolos inerentes ao ambiente hospitalar. “O trabalho deles é extremamente importante, principalmente para amenizar os riscos de infecções relacionadas à assistência à saúde”, pontua Yoná.

Com a pandemia de covid-19, as informações repassadas à equipe foram necessárias para reforçar a segurança dos trabalhadores. ““No início, praticamente todo dia havia um novo protocolo e todos os dias nós reuníamos o grupo antes de o expediente começar para orientar sobre as normas técnicas que eram disponibilizadas pelo Ministério da Saúde. Foi um ano muito atribulado e, sem dúvidas, eles se doaram e colaboraram bastante”, acrescenta.

O Hospital São José capacita os funcionários para o trabalho na unidade

Reconhecimento e gratidão

A servidora pública Lúcia Bezerra é gerente de Serviços Gerais do HSJ e destaca a relevância dos profissionais do setor para o funcionamento da unidade. Segundo a gestora, que trabalha no hospital há 51 anos, os colaboradores mostraram, durante a pandemia, ainda mais compromisso e empenho. “Nós temos uma equipe que, em todos os momentos, foi essencial para os serviços prestados pela instituição. Todos esses trabalhadores sempre se dedicaram ao São José e merecem nosso reconhecimento e gratidão. Eu tenho muito orgulho de trabalhar com cada uma dessas pessoas”, ressalta.