Dia Internacional da Mulher: Encontro com duas Mestras da Cultura abre o programa “Março Mulher & Arte” no TJA

7 de março de 2022 - 17:09 # # #

Ascom TJA /span>

Na calçada do equipamento, às 17h do dia 8 de março, a vaqueira Dina Martins e a pajé Raimunda Tapeba irão dividir seus saberes e histórias de vida

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o Theatro José de Alencar – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe, dentro do programa “Março Mulher & Arte”, o evento “Encontro com as Mestras” nesta terça-feira (8), às 17h, na calçada do TJA.

Aberta ao público e seguindo todas as recomendações referentes ao combate à Covid-19, a atividade irá reunir os saberes e falas de duas Mestras da Cultura no Ceará, reconhecidas como “Tesouros Vivos” do Estado: Dina Martins, de Canindé, e a Pajé Raimunda Tapeba, de Caucaia (Região Metropolitana de Fortaleza)..

Sobre Dina Martins

Dina Maria Martins Lima, ou simplesmente Mestra Dina, é mulher, mãe, vaqueira, aboiadora e Mestra da Cultura. Fundou, ainda nos anos 1980, a Associação dos Vaqueiros, Aboiadores e Pequenos Criadores dos Sertões de Canindé, com mais de 260 vaqueiros, inicialmente composta apenas por homens.

Em 2007, foi considerada a segunda mulher mais influente na cultura popular do Brasil, segundo o Ministério da Cultura. Incansável, articulou a aprovação da lei de nº 14.520, de 8 de dezembro de 2009, que incluiu a Missa do Vaqueiro em Canindé no calendário oficial de eventos do Ceará e a lei nº 14.625, de 26 de fevereiro de 2010, que institui o Dia do Vaqueiro no Estado, como o dia 22 de agosto.

É considerada por seus pares como a “Rainha dos Vaqueiros” por sua dedicação à causa do homem sertanejo, iniciada com apenas 14 anos. Sua vida já virou inspiração para filmes, cordéis, livros, compactos, matérias jornalísticas e até um documentário para a TV australiana. Tornou-se a maior incentivadora dos costumes e tradições do vaqueiro no Nordeste, seja através da Associação ou de sua luta individual.

Para quem a conhece de perto, ela tem uma personalidade forte, irrequieta, positiva, típica dos guerreiros, que está sempre disposta a combater o bom combate. Não é à toa que sua história encanta a todos, sua essência é fazer o bem, sempre disposta a atender a todos. Seu lema é: “Não quero nada pra mim, eu já tenho tudo que quero. Mas quero tudo pros meus amigos vaqueiros”.

Sobre Raimunda Tapeba

Pajé Raimunda Teixeira Rodrigues é a principal representante e porta-voz do Povo Tapeba, do município de Caucaia no Ceará. Seus conhecimentos medicinais já foram responsáveis por curas e milagres inexplicáveis, além de ser a responsável pelo início da luta pela demarcação da terra indígena no estado. A Pajé Raimunda tem o título de Mestre da Cultura pela Universidade Estadual do Ceará devido às suas contribuições.

Foi dentro da mata, junto ao verde, que Raimunda Rodrigues Teixeira cresceu. À época da mocidade, banhava-se no rio limpo, caçava caranguejo para comer e ornava a cabeça com coloridos penachos. Era também ali, no seio da natureza, que ela ouvia e contava histórias. Primeiro, num movimento de conhecer as próprias origens; e depois, com a missão de repassá-las às novas gerações, perpetuando as leituras dos povos da terra sobre a vida, o meio e o mundo.

A força com a qual expressava saberes logo traduziu-se em reconhecimento: tornou-lhe a primeira mulher a ocupar o papel de pajé numa etnia indígena no Ceará. Fez-lhe igualmente Raimunda Tapeba, Mestra da Cultura e líder de uma comunidade estimada em oito mil habitantes. Vivem às margens do rio Ceará, em Caucaia, e têm a memória, os costumes e as lendas, passadas de geração em geração, como armas para preservar aquilo de mais precioso: a ancestralidade.

Protocolos

Será obrigatório o uso de máscaras durante toda a permanência no TJA, bem como a apresentação do comprovante com, pelo menos, duas doses da vacina contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto; totens com álcool em gel encontram-se disponíveis em diversos pontos do equipamento.

Serviço

Programa “Março Mulher & Arte” apresenta: Encontro com as Mestras Dina Martins (Canindé) e Pajé Raimunda Tapeba (Caucaia)

Data: 8 de março (terça-feira), às 17h

Local: calçada do Theatro José de Alencar (rua Liberato Barroso, 525 – Centro)

Gratuito

* Obrigatório o uso de máscara e a apresentação de comprovante com as duas doses da vacina contra a Covid-19, acompanhado de RG ou outro documento oficial com foto