Mais quatro Planos de Manejo de Unidades de Conservação (UCs) estaduais são entregues

9 de março de 2022 - 14:50 # # # # # # #

Ascom Sema - Texto e fotos

O Governo do Ceará, por meio da Secretaria de Turismo (Setur) e da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), entregou para a sociedade cearense, quatro Planos de Manejo (PMs) referentes às Unidades de Conservação (UCs) estaduais, Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas do Paracuru, Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu, Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas da Lagoinha e a Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Mundaú. “Um instrumento importantíssimo para as diretrizes das UCs”, disse o titular da Sema.

De acordo com Bruno, quando Camilo Santana assumiu o governo do estado, não havia nenhum plano de manejo. “Hoje, já temos 34 UCs, 11 planos concluídos, e até o final do mandato teremos vinte planos e chegaremos a um total de 41 unidades de conservação”, explicou. Elaborar um plano de manejo demanda tempo, capacitação técnica e aporte de recursos financeiros. Para a construção destes quatro (PMs) foram investidos R$ 1.570.173,00, provenientes do Programa de Ação para o Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Ceará), resultado da parceria com a Setur, e recursos de Compensação Ambiental.

Participaram do ato “simbólico” de entrega, além da secretária executiva da Secretaria de Turismo do Ceará, Denise Carrá, e do Comandante Anderson Valença, da Capitania dos Portos do Ceará, os representantes dos municípios de Paracuru, Paraipaba e Trairi, e também os representantes da Cooperativa de Desenvolvimento Turístico e Ambiental do Mundaú (CDTM). A entrega dos planos foi conduzida pela Coordenadora de Biodiversidade da SEMA, Doris Santos. “Foi um desafio, um processo construtivo desses quatro planos, uma conquista e este é o nosso momento de compartilhar”, afirmou.

Para a secretária da Setur Ceará, uma das opções de turismo mais promissoras e seguras para este momento em que se deve evitar aglomerações é o turismo em áreas naturais e preservadas, assegurando o uso sustentável dos recursos naturais, e a proteção da diversidade biológica da região. “Com os PMs haverá uma consciência maior sobre sustentabilidade, respeito às comunidades locais e às condições naturais de conservação do meio ambiente natural”, destacou.

Na ocasião, o gestor Matheus Martins, da Área de Proteção Ambiental (APA) das Dunas do Paracuru e da Área de Proteção Ambiental (APA) do Estuário do Rio Curu, fez uma apresentação sobre a construção dos quatro planos. “É um documento que vai além da gestão da UC, deve ser apropriado pelas secretarias dos municípios, pela sociedade civil organizada. Identifica atores importantes no processo, portanto, um grande ganho para a Secretaria do Meio Ambiente, para os municípios e para o estado como um todo”, disse.

Saiba mais

A Greentec Consultoria e Planejamento Agroflorestal e do Meio Ambiente, prestou os serviços de consultoria especializada para a revisão e atualização dos (PMs) das quatro UCs.Toda a unidade de conservação deve dispor de um Plano de Manejo, a principal ferramenta de planejamento e de direcionamento das ações que uma Unidade de Conservação deve fazer uso para garantir a sua própria conservação. Para ler os Planos de Manejo acesse o link.