Em live sobre valores organizacionais, Sefaz Ceará destaca comprometimento

11 de março de 2022 - 11:09 # # # #

Raquel Mourão - Ascom Sefaz

Secretaria da Fazenda do Ceará (Sefaz Ceará) realizou, nessa quinta-feira (10), a 27ª edição do projeto Conecte-se Online, com o tema “Comprometimento: Valor e Ação”. O encontro contou com a palestra do especialista em estratégia disruptiva e coordenador de Novos Programas do Instituto Gesto, Lucas Santos. A secretária da Fazenda, Fernanda Pacobahyba, atuou como mediadora.

A secretária iniciou a live relembrando como se deu a elaboração da identidade organizacional da Secretaria da Fazenda, com a definição da missão, da visão e dos valores. Segundo ela, no fim do ano passado, o órgão concluiu o processo, elegendo os princípios de comprometimento, confiança, ética, integridade e transparência para reger a instituição. “A Secretaria da Fazenda acredita que esses são os valores fortes, com os quais nós realmente nos identificamos. Eles representam aquilo que é firme, que é caro para a organização.”

Lucas Santos falou sobre o propósito individual e o poder de transformação da sociedade. Para ele, todas as inovações promovidas no setor público são realizadas por pessoas. “É gente que fuça e resolve problema. Não sei que tipo de problema nós vamos ter. Eu sei o que a gente tem hoje, sei que vão vir novos e a gente não sabe quais vão ser, mas só tem uma maneira da gente resolver esses problemas: pessoas.”

O especialista exibiu um vídeo produzido pela Fundação Lemann, que mostra os bons resultados educacionais apresentados pela Escola Miguel Antonio de Lemos, localizada no município cearense de Pedra Branca. “Eu queria muito mostrar para onde vai o trabalho de vocês no fim das contas”, disse para a plateia virtual, formada, na maioria, por servidores fazendários.

Santos comentou ainda sobre a expansão do ensino superior. “Quem de vocês tem pai e mãe com ensino superior? Pensa um pouquinho e a gente vai para a segunda pergunta: quem na nossa audiência tem ensino superior? Em uma geração, a gente conseguiu mudar o panorama. Ainda é pouco, mas é muito menos do que uma geração atrás.”

Segundo ele, os avanços evidenciados na educação superior foram proporcionados por pessoas. “É gente quem desenvolve políticas públicas, é gente engajada, é gente comprometida, é gente com foco, é gente que quer mudar a vida dos seus e do entorno. São essas pessoas que produzem políticas públicas de qualidade, que vão chegar na ponta e que vão transformar a vida de outras pessoas.”

Fernanda Pacobahyba perguntou ao palestrante qual seria a melhor maneira de internalizar, dentro da instituição, a missão, a visão e os valores da Sefaz. Santos respondeu que todo o corpo funcional precisa saber o que a organização persegue. “Todo mundo tem que saber a direção que a gente tem que remar, desde cartazes colados, ‘cards’, papel de parede no computador, todo mundo organizado para saber por que a gente tá trabalhando. (…) Se não houver esse alinhamento externo, apontando para uma direção, cada um cria o seu propósito e vai virando uma fragmentação muito grande, cada um remando para um lado e a gente nunca sai do lugar.”

O evento dessa quinta-feira deu início a uma série de lives sobre os valores organizacionais da Sefaz. Os próximos encontros abordarão os princípios da confiança, ética, integridade e transparência. A iniciativa é uma realização da Secretaria Executiva de Planejamento e Gestão Interna da Sefaz, por meio da Coordenadoria de Gestão de Pessoas, da Célula de Desenvolvimento de Pessoas e do Núcleo de Eventos.

Confira aqui o vídeo completo da 27ª edição do Conecte-se Online.