Festival de Arte Urbana patrocinado pela Cagece abre convocatória em Fortaleza

15 de março de 2022 - 13:42 # # # #

Ascom Cagece

O Além da Rua – Festival Internacional de Arte Urbana acaba de abrir convocatória para seleção de cinco artistas e/ou grupos artísticos para a pintura de cinco caixas d’água, em 360 graus do projeto, em Fortaleza, ainda neste primeiro semestre de 2022. As inscrições podem ser realizadas até o dia 20 de março por meio do link

Patrocinado pela Cagece e realizado por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, o objetivo do projeto é impactar visualmente a cidade e propor novas formas da população se relacionar com a paisagem urbana, por meio de pinturas às caixas d’água da companhia. Ao todo, seis caixas receberão a intervenção artística e a primeira já ocorreu em fevereiro deste ano, pelo duo de artistas “Terroristas Del Amor”, em um reservatório elevado de 35 metros de altura, no bairro Pici.

Podem participar da convocatória, artistas de nacionalidade brasileira, residentes no Brasil, com experiência mínima comprovada em pintura de mural de altura, com idade mínima de 18 anos. Lembrando que as inscrições podem ser individuais ou coletivas (como dupla ou grupo artístico).

Saiba Mais

Os reservatórios elevados possuem formatos icônicos para a cidade, pois fazem parte da vida cotidiana de Fortaleza. Além de impacto visual por seu formato, estão localizados em espaços públicos ou de grande circulação, sendo pontos de referência importantes para os/as moradores/as e frequentadores/as dos bairros em que estão situados. O tamanho dos reservatórios varia entre 20 e 35 metros de altura.

O Além da Rua – Festival Internacional de Arte Urbana acontece desde 2010 no estado do Ceará, com a participação de diversos/as artistas, linguagens e formatos, tendo sempre como eixo a arte urbana e suas conexões com a cidade. O projeto conta com sua realização em Fortaleza e Pecém/CE, tendo realizado em 2019, a primeira exposição internacional de pintura em velas de jangadas, no mar.