CGE divulga resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2021

17 de março de 2022 - 11:51 # # #

Ascom CGE

A Avaliação de Desempenho visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação de cada órgão e entidade do Poder Executivo Estadual

A Controladoria e Ouvidoria Geral do Estado do Ceará (CGE) divulga o resultado da Avaliação de Desempenho das Ouvidorias do Estado referente ao ano de 2021. A avaliação visa identificar e aferir as ações e resultados da atuação das 61 ouvidorias do Poder Executivo Estadual, considerando as variáveis, metas e indicadores associados às ações desenvolvidas pelas ouvidorias setoriais durante o ano.

A partir dos dados coletados e analisados na plataforma Ceará Transparente e das informações extraídas dos relatórios periódicos das ouvidorias setoriais e dos relatórios de visitas técnicas às setoriais, foi possível consolidar o resultado da avaliação.

Critérios adotados nas variáveis

Foram consideradas variáveis analisadas para avaliação: Resolubilidade das Manifestações; Boas Práticas de Ouvidoria/ Controle Social; Índice de Satisfação dos Usuários com a Ouvidoria; Relatório da Ouvidoria Setorial; Participação nas Reuniões da Rede de Fomento ao Controle Social; e Identificação Visual e Divulgação dos Contatos da Ouvidoria.

Classificação das ouvidorias setoriais

Considerando o volume de manifestações recebidas no ano de 2021, as Ouvidorias Setoriais foram classificadas de acordo com a tipologia, em conformidade com o Decreto nº. 33.485/2020 e com a Portaria nº. 97/2020: Tipo 1, até 80 manifestações (19 Ouvidorias), Tipo 2, de 81 a 300 manifestações (12 Ouvidorias), Tipo 3, de 301 a 1.000 manifestações (17 Ouvidorias) e Tipo 4, acima de 1.000 manifestações (13 Ouvidorias), recebidas durante o exercício.

Resultado da Avaliação de 2021

Com as notas consolidadas, o resultado da Avaliação das ouvidorias no Tipo 1 apontou para em primeiro lugar, a Companhia de Desenvolvimento do Complexo Industrial e Portuário do Pecém S.A., com nota 9,300.

Na categoria Tipo 2, a ouvidoria mais bem colocada foi a Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP), com nota 9,067. Entre as setoriais de Tipo 3, a ouvidoria da Secretaria do Meio Ambiente (Sema) obteve o primeiro lugar na categoria, com nota 9,568. Entre as ouvidorias Tipo 4, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) foi a primeira colocada, com nota 9,603.

A pontuação que determina as setoriais por desempenho vai de 0 a 10. O resultado, porém, cabe recurso. Por isso, as setoriais podem solicitar revisão das notas no prazo de sete dias (corridos), contados a partir da divulgação das notas, por meio do e-mail ceouv@cge.ce.gov.b, ou por correspondência física.

A escolha das ouvidorias com melhor atuação na Avaliação de Desempenho 2021 é levada em consideração para a escolha dos homenageados do Dia do Ouvidor.

Clique aqui e acesse o Relatório Final de Avaliação de Desempenho das Ouvidorias 2021.

Clique aqui e acesse o resultado da avaliação.