Nova edição da Cadernos ESP destaca trajetórias da inovação no SUS do Ceará

18 de março de 2022 - 13:07 # # # # #

Daniel Araújo - Ascom ESP/CE Texto
Júlio Lopes Arte gráfica

As experiências da inovação em saúde no âmbito da gestão estadual do Ceará são destaque da nova edição da Cadernos ESP. Em seu mais recente número, o periódico ressalta as trajetórias inovadoras da Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), vinculada à Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), além de outros temas ligados à saúde no estado.

O editorial foi assinado pela diretora de Inovação e Tecnologias da ESP, Alice Pequeno. A gestora reflete sobre a vocação e o pioneirismo da autarquia nos processos de ensino-aprendizagem ao longo dos seus 28 anos, com ênfase nos papéis que a Escola desenvolve agora como Instituição Científica, Tecnológica e de Inovação (ICT).

“Nesse novo cenário, fomos desafiados a transformar práticas e incorporar a inteligência em saúde, bem como a pensar caminhos para a transformação em uma ICT, tendo como nascedouro a criação do Laboratório de Inovação no SUS do Ceará – Felicilab”, enfatiza.

Além da inovação, o volume 16 traz uma série de artigos originais e de revisão, e uma seção com relatos de experiências, atualização e/ou inovação tecnológica.

Edição Temática

Visando socializar experiências científicas no campo da Saúde Pública e Coletiva, a Cadernos ESP segue também com chamada aberta para sua edição temática “Educação para as Profissões da Saúde”. A publicação estará recebendo submissões de artigos até o próximo dia 19 de março. Poderão participar pesquisadores, acadêmicos e profissionais de diversas especialidades interessados em publicar estudos voltados ao tema.

Serão aceitos manuscritos em nível nacional e internacional que apresentem situações práticas em saúde e de inovação tecnológica no campo do ensino, assistência, pesquisa ou gestão. Quem desejar participar poderá enviar suas propostas pela plataforma da Cadernos ESP. Para isso, é preciso fazer um cadastro de acordo com as diretrizes da revista.

Revista Científica

Coordenada pela Gerência de Pesquisa em Saúde (Gepes) da ESP/CE, a Revista Cadernos ESP mantém, desde 2005, acesso aberto e gratuito para a submissão e publicação de artigos, com referência consolidada no campo da Saúde Pública/Coletiva com interface entre a Educação, Tecnologias e Inovação.